Arte & Agenda

Morre psicanalista Roosevelt Cassorla

Autor de estudos e livros sobre suicídio, Cassorla nasceu na cidade de Temuco, no Chile

Seus trabalhos científicos foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol, e outros idiomas
Seus trabalhos científicos foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol, e outros idiomas Foto : Youtube / Reprodução / CP

Morreu nesta terça-feira, 23, o psicanalista Roosevelt Cassorla, aos 79 anos. Sua trajetória foi marcada pela autoria de sete livros e inúmeras publicações nas áreas de psicanálise clínica, psicanálise aplicada e psicologia médica. A notícia foi dada através das redes sociais do professor e a causa da morte não foi informada.

Referência na profissão, foi Analista Didata das Sociedades Brasileiras de Psicanálise em São Paulo e Campinas, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), membro do College International Journal of Psychoanalyis e colaborador do dicionário enciclopédico da International Psychoanalytic Association.

Em nota a SBPcamp lamentou a morte de seu Membro Efetivo e prestou condolências aos “familiares, amigos e colegas” do professor.

Cassorla nasceu na cidade de Temuco, no Chile, mas emigrou para São Paulo quando tinha 7 anos de idade. Ele se formou pela Escola Paulista de Medicina em 1968.

Ele era autor da editora Blucher e conhecido por seus estudos sobre suicídio. Seus trabalhos científicos foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol, e outros idiomas. Entre suas principais obras estão “O Psicanalista”, o “Teatro dos Sonhos e a Clínica do Enactment” e “Estudos sobre Suicídio: Psicanálise e Saúde Mental”.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 13 de agosto de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio