Arte & Agenda

Morre Ray Harryhausen, pioneiro dos efeitos especiais em Hollywood

Peter Jackson destacou que "Senhor dos Anéis" não seria realizado sem sua inspiração

Morre Ray Harryhausen, pioneiro dos efeitos especiais em Hollywood
Morre Ray Harryhausen, pioneiro dos efeitos especiais em Hollywood Foto : AFP
Um dos grandes pioneiros dos efeitos especiais no cinema, Ray Harryhausen, conhecido por seu trabalho em filmes como "Jasão e os argonautas" (1963) e "Fúria de titãs" (1981), faleceu nesta terça-feira aos 92 anos em Londres. A informação foi dada pela família do especialista cinematográfico.

Diversas personalidades de Hollywood prestaram homenagens a Harryhausen, nascido em 1920 em Los Angeles. Ele é o criador da Dynamation (técnica de combinação de tomadas reais e miniaturas) nos anos 50. "Ray inspirou muito a todos nós na indústria dos efeitos especiais", declarou George Lucas, criador da série "Guerra nas Estrelas".

O diretor neozelandês Peter Jackson disse que sua saga "O Senhor dos Anéis" jamais teria sido realizada sem a contribuição do mestre dos efeitos especiais.


Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 27 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio