Arte & Agenda

Morre um dos fundadores do grupo italiano de moda Benetton

Carlo Benetton tinha 74 anos e tinha descoberto uma doença há seis meses

Carlo Benetton (à direita) foi um dos fundadores do grupo de moda
Carlo Benetton (à direita) foi um dos fundadores do grupo de moda Foto : Youtube / Reprodução / CP
Carlo Benetton, o mais novo dos irmãos fundadores do famoso grupo de moda italiano que leva seu nome, morreu aos 74 anos em Treviso, Norte da Itália. O empresário morreu em sua residência em função de uma doença descoberta há seis meses, informou o grupo.

Junto com seus irmãos Luciano, Gilberto e Giuliana, participou da fundação da companhia em 1965, na localidade de Ponzano Veneto, nordeste da península, fabricando e comercializando tecidos e suéteres. O império de Benetton cresceu nos anos 1980 graças às inovadoras camisas de lã de cores fortes, expandindo-se em todo mundo co lojas em cem países e abrindo fábricas em países de mão de obra muito barata.

A marca "United Colors of Benetton" foi protagonista também na década de 1990 de verdadeiros escândalos pelas chocantes campanhas publicitarias idealizadas pelo fotógrafo Oliviero Toscani a favor da integração racial e dos direitos humanos.

Os irmãos Benetton decidiram se aposentar em 2003 e deixar a administração de sua fortuna nas mãos de executivos. O grupo fechou o ano de 2017 com uma perda de 180 milhões de euros, a maior de sua história, e por isso Luciano, de 82 anos, decidiu voltar à frente da companhia e mudar de estratégia para reconquistar clientes em todo o mundo.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 22 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio