Mostra "A Era Vargas" estreia em Porto Alegre com documentários inéditos

Mostra "A Era Vargas" estreia em Porto Alegre com documentários inéditos

Filmes sobre o governo do gaúcho serão exibidos com exclusividade no CineBancários

Correio do Povo

publicidade

A mostra fílmica “A Era Vargas”, composta por documentários realizados entre 1990 e 2016, chega a Porto Alegre para uma exibição inédita no circuito local, promovendo uma viagem pela história política do Brasil e do ex-presidente Getúlio Vargas. As produções, que abordam o período de 1930 a 1945, serão exibidos desta quarta até domingo, em sessões às 15h e às 17h, no CineBancários (General Câmara, 424).

A série contará também com um debate com o realizador dos filmes, o cineasta Eduardo Escorel, e a professora do programa de pós-graduação em história da UFRGS, Carla S. Rodeghero. O encontro acontecerá sábado, às 17h. Integram o ciclo sobre a Era Vargas os filmes “1930 – Tempo de revolução”, de 1990; “32 – A guerra civil”, de 1993; “35 – O assalto ao poder”, de 2002; e “1937-1945: Imagens do Estado Novo”, deste ano e apresentado no “É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários”, principal evento dedicado exclusivamente ao gênero na América do Sul.

Marcados pelo compromisso de divulgar fatos importantes da história brasileira de maneira clara e didática, mas com o rigor histórico, os documentários tiveram origem em um projeto idealizado pelo produtor Claudio Kahns e pelo cientista político André Singer. São traços comuns aos três primeiros filmes o emprego de fotografias, filmes e materiais jornalísticos da época, além de depoimentos de testemunhas e considerações analíticas de especialistas. Já a película mais recente foi criada completamente a partir dos diários de Vargas e das correspondências trocadas por ele com seus ministros, parentes e o povo.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895