A Galeria Escadaria, situada na escadaria Verão do Viaduto da Borges de Medeiros, em virtude das obras de restauração do local, migrará para o Pier da Usina do Gasômetro, junto da Orla. Para marcar este momento abre neste sábado, dia 30 de setembro, a exposição exposição “ANI+”, a partir das 16h. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia seguinte, domingo, 1º de outubro, às 10h. A visitação ocorre diariamente, até o dia 4 de dezembro.
“ANI+” reúne o trabalho de dois juristas e dois médicos, destacados em suas respectivas áreas de atuação e unidos pela dedicação à fotografia e adoradores da natureza. Com curadoria do produtor Marcos Monteiro, a iniciativa resulta de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa permissionária GAM3.
Exposição “ANI+”
São 16 painéis em grandes formatos contendo 48 imagens de paisagens deslumbrantes, em flagrantes de pássaros, leões, guepardos, girafas e cervos, entre outros, em seus habitats naturais. Os cenários são Lagoa do Peixe e Pantanal, no Brasil e Botswana, na África, exigindo paciência e persistência, para que estes animais pudessem ser focados em seus ângulos mais genuínos, sem assustá-los. Os participantes são:
Daisson Flach - Advogado, professor universitário e fotógrafo. Seus temas mais frequentes são a vida selvagem, a música e a arte, com obras no acervo permanente do Museu de Arte de Porto Alegre. Mais recentemente tem realizado incursões pela fotografia poético/documental.
Douglas Fischer – Procurador regional de República e professor de Direito Penal e Processual Penal em vários cursos de pós-graduação pelo Brasil, é fotógrafo amador, natural de Três de Maio.
Jorge Neumann – Médico formado pela Ufrgs, é membro titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Sendo piloto de planador, voltou suas lentes aos aviões, tendo tido fotos publicadas em revistas do Brasil e do mundo. Participou de duas exposições coletivas, sendo a mais recente no ano passado, no CHC da Santa Casa como parte das comemorações aos 30 anos da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Com o surgimento da pandemia, passou a registrar imagens da natureza, tendo ficado fascinado pelo tema. Tem dois livros de fotos publicados: “Emoldurando Paisagens”, em 2007 e “Vida, Entre o Céu e a Terra”, em 2022.
Sérgio de Paula Ramos - Psiquiatra, psicanalista e fotógrafo. Com participações em exposições coletivas e, em 2015, fez sua primeira individual, no Museu de Arte do RS (MARGS). Seu foco, nos últimos anos, tem sido a vida selvagem.
Galeria da Escadaria
Criada em 2021 pelo fotógrafo e produtor cultural Marcos Monteiro, a Galeria da Escadaria, em seus quase três anos de existência, já apresentou 18 exposições nacionais e internacionais, tendo recebido em torno de 300 mil visitações. Por ser um espaço cultural a céu aberto, beneficia a população ao promover a expressão cultural, trazer beleza, estimular o bem-estar, oferecer oportunidades educativas e despertar ou desenvolver novos artistas. Trata-se de uma forma de arte acessível a todos, que pode ser apreciada e desfrutada por pessoas de todas idades e origens.