Arte & Agenda

Mostra "BRDE de Cinema Brasileiro" tem programação gratuita até sábado

Sessões começam nesta quarta na Cinemateca Paulo Amorim

Cena de "Real Beleza", com Vladimir Brichta e Adriana Esteves no elenco
Cena de "Real Beleza", com Vladimir Brichta e Adriana Esteves no elenco Foto : Fabio Rebelo / Divulgação / CP
A Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), em Porto Alegre, recebe a Mostra “BRDE de Cinema Brasileiro” desta quarta-feira até sábado. Nesta primeira edição, o evento exibe sete filmes produzidos no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná - todos realizados com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, que tem o BRDE como agente financeiro junto à Agência Nacional de Cinema – Ancine e o BNDES desde 2013.

A sessão de abertura será na Sala Paulo Amorim, às 19h30min, com o longa-metragem gaúcho “Real Beleza”, dirigido por Jorge Furtado, exclusiva para convidados. Além do filme de Furtado, a mostra apresenta os dramas “Para Minha Amada Morta”, que conquistou sete prêmios no Festival de Cinema de Brasília em 2015; “Oração do Amor Selvagem”, com o ator Chico Diaz como protagonista; “Beira-Mar”, premiado no Festival do Rio no ano passado, e o documentário “Iván – De Volta para o Passado”. A mostra se completa com as animações bem-humoradas “Até que a Sbórnia Nos Separe” e “Bruxarias”.

A programação é realizada em parceria com a Sedac, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS), e integra as comemorações de 55 anos de fundação do BRDE. Todas as sessões têm entrada gratuita.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 18 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio