Mostra de fotografia modernista expõe trabalhos clássicos na Fundação Iberê Camargo

Mostra de fotografia modernista expõe trabalhos clássicos na Fundação Iberê Camargo

Coleções estarão disponíveis para visitação até o dia 15 de julho

Correio do Povo

Mostra de fotografia modernista expõe trabalhos Fundação Iberê Camargo

publicidade

Um novo recorte da mostra “Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural” será apresentado na Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2000), a partir deste sábado, às 14h. São 144 imagens de mestres da fotografia produzida no país, a maioria membros do Foto Cine Clube Bandeirante, como Eduardo Salvatore, Thomaz Farkas, José Oiticica Filho, Marcel Giró e Ademar Manarini.

A coleção apresenta quatro trabalhos recém-adquiridos e incorporados à mostra pela primeira vez: “Florale”, de Geraldo de Barros, e “Oca, Parque do Ibirapuera”, de German Lorca, além de “Composição”, de Mario Fiori. A curadoria é do fotógrafo e pesquisador Iatã Cannabrava.

De caráter itinerante e sempre com diferentes recortes, “Moderna para Sempre” começou a circular em 2010, quando foi apresentada, também em Porto Alegre, no Margs. Desde então já passou por 11 cidades brasileiras – Fortaleza, Belo Horizonte, Belém, Ribeirão Preto, São Paulo, Santos, Recife, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Vitória. No exterior, a coletiva esteve em Assunção, no Paraguai, Cidade do México, no México, e Lima, no Peru.

Entre os destaques estão “Formas” (1950), de Eduardo Salvatore, que teve importante papel no cenário fotoclubista como um dos fundadores do Foto Cine Clube Bandeirante, em 1939, em São Paulo.

A mostra segue no Iberê até 15 de julho. A visitação é somente aos sábados e domingos, das 14h às 19h.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895