Arte & Agenda

Mostra destaca pluralidade na produção gaúcha entre as décadas de 1940 e 1960

“Uma Possível História da Arte no Rio Grande do Sul: Plural (ismo) no Sul” fica em cartaz no Margs

Escultura de Vasco Prado, chamada "Ursa Maior", integra coleção do museu
Escultura de Vasco Prado, chamada "Ursa Maior", integra coleção do museu Foto : Carlos Stein / Divulgação / CP
Com a proposta de apresentar obras da sua coleção, o Margs (Praça da Alfândega, s/n), em Porto Alegre, abre “Uma Possível História da Arte no Rio Grande do Sul: Plural (ismo) no Sul”, com 16 obras de artistas relevantes para o sistema da arte local, produzidas no século 20. Em destaque a pluralidade na produção gaúcha nas décadas de 1940, 1950 e 1960.

Esse período foi marcado por discussões sobre o Modernismo, lançadas em São Paulo, na emblemática e questionadora Semana de Arte Moderna em 1922; tendo repercussões e desdobramentos no Sul, especialmente no plano das ideias, resultando em confrontos e questionamentos sobre o que é a arte moderna e qual caminho que artistas deveriam seguir. Tendo essa temática, do acervo foram escolhidas obras de João Fahrion, Ado Malagoli, Enio Lippmann, Vasco Prado, Xico Stockinger, Carlos Scliar, Edgar Koetz, Trindade Leal, Antônio Caringi, Paulo Flores, entre outras.

A mostra pode ser conferida até 9 de julho na Galeria Aldo Locatelli, no Margs. A visitação ocorre de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 17 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio