Mostra e debates relembram trajetória de Rui Spohr em Porto Alegre
capa

Mostra e debates relembram trajetória de Rui Spohr em Porto Alegre

Atividade nesta terça debaterá o processo criativo do estilista que estaria com 90 anos

Por
Correio do Povo

Rui Spohr morreu em abril deste ano

publicidade

Os 90 anos de Rui Spohr seriam comemorados no último dia 23. Para lembrar a data, uma programação foi preparada no Espaço Rui Spohr - Casa de Criação (Miguel Tostes, 125), com encontros nos quais profissionais que participaram da história de sucesso da marca, relembram momentos que marcaram suas trajetórias. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público. Contribuições espontâneas podem ser realizadas para angariar fundos para a preservação do Acervo Rui Spohr.

A primeira atividade foi aberta no último sábado, data de aniversário do estilista. O projeto Rui Spohr: Vitrine, tem curadoria de Antônio Rabadan e convidou estudantes da ESPM a criarem a vitrine no Espaço Rui Spohr – Casa de Criação. A intervenção ficará exposta no local por 15 dias. 

Hoje, 19h, está prevista a atividade Três de Rui que discute “Como era o processo criativo de Rui Spohr?”. Os três profissionais que iniciaram suas carreiras como assistentes de criação na Maison Rui Spohr, Fernando Belmonte, Jones Machado e Stefani Ruiz relembrarão curiosidades do trabalho e convívio com o estilista, em bate-papo com mediação de Mariana Bertolucci. 

Na terça, 19h, está prevista a atividade Modelos de Rui, que discute o tema “Da passarela para a vida. Qual a vivência e sensação de dar vida às criações de Rui Spohr?”, com a modelo Kaeterli Becker, a eterna Miss Brasil Deise Nunes Ferst, Luciane Joas, Leila Loiferman, Madeleine Muller e Letícia Kleemann Kruze. Na quarta, 27, 19h, figuras marcantes na história da comunicação gaúcha falam sobre “Rui como Comunicador”. Participam a apresentadora Tânia Carvalho, Maria do Carmo Garcia, e o diretor de redação do Correio do Povo Telmo Flor, com mediação de Paulo Gasparotto. Na quinta, 19h, o papo é “Você Conhece a História dos Emblemáticos Desfiles de Rui Spohr?”, com relatos dos desfiles dos anos 90, em atividade comandada pela pesquisadora de moda Renata Fratton. Ingressos podem ser obtidos através do site sympla