A mostra fotográfica “Fronteira”, do fotógrafo e artista visual João Paulo Lucena, estará em cartaz de 1º a 11 de outubro no Shopping Iguatemi Porto Alegre, no piso 2, em frente à Livraria da Travessa. A exposição reúne imagens do projeto autoral “Doble Chapa”, que retrata os modos de vida, as tradições e a identidade cultural do Pampa, compartilhado por Brasil, Uruguai e Argentina. Nesta quinta-feira, às 19h, será realizado o lançamento oficial do evento com a presença do artista.
Com abordagem documental, artística e etnográfica, as fotografias revelam o cotidiano do homem do campo, sua relação com a natureza e a riqueza cultural da região, ao mesmo tempo em que promovem uma reflexão sobre a preservação do bioma Pampa e de seu patrimônio cultural. O gaúcho é retratado frequentemente com seu cavalo e na condução de outros animais em paisagens típicas.
As obras, produzidas em padrão fine art e com certificado de autenticidade, reforçam o olhar sensível de João Paulo Lucena sobre um território que transcende fronteiras e une povos por meio de uma mesma herança cultural.
A visitação pode ser realizada diariamente no horário das 10h às 22h. Entrada franca.