Arte & Agenda

Mostra Internacional de Arte Contemporânea tem atividades gratuitas no Instituto Ling

A segunda parte do evento, intitulada “O Tempo dos Corpos”, se segue em diversos pontos de Porto Alegre até o dia 26 de outubro

Pela Miac, nesta terça-feira, dia 14, às 17h, no Ling, o público poderá conferir na Cosmos: Uma instalação com concepção de Andreia Duarte, obra de Denilson Baniwa e cenografia de Renato Bolelli
Pela Miac, nesta terça-feira, dia 14, às 17h, no Ling, o público poderá conferir na Cosmos: Uma instalação com concepção de Andreia Duarte, obra de Denilson Baniwa e cenografia de Renato Bolelli Foto : Lígia Jardim / Divulgação / CP

MIAC - A Miac - Mostra Internacional de Arte Contemporânea segue em Porto Alegre, agora com a edição “O Tempo dos Corpos”, a partir desta terça-feira, dia 26. O evento terá a maior parte das atividades no Instituto Ling, com entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site Eventbrite, e levará atrações para a Cinemateca Capitólio, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o Estúdio Stravaganza e o Galpão Floresta Cultural.

A abertura hoje terá três atrações no Ling (João Caetano, 440), começando às 14h com a videoperformance "Karaiw a'e wà” (Os Civilizados), seguida de conversa com a artista Zahy Tentehar. A obra considera o Futurismo Indígena como metodologia para combater a erradicação histórica dos conhecimentos, tecnologias e formas criativas indígenas. Ainda hoje, às 17h, será possível conferir a instalação “Cosmos”, do artista indígena Denilson Baniwa, com concepção de Andreia Duarte e cenografia de Renato Bolelli. Também às 17h, haverá a aula magna “Quer ver, escute”, com Batman Zavareze. O multiartista compartilha sua trajetória e os processos criativos que desenvolve como videoartista, curador e diretor visual de espetáculos de teatro, música e exposições.

A Travessa dos Cataventos da CCMQ (Andradas, 736), nesta terça, vira o palco da performance, “Les Sans”, de Burkina Faso/Burundi. Inspirada em "Os Condenados da Terra", de Frantz Fanon, a peça de Ali Kiswinsida Ouédraogo conta a história de dois camaradas, Tiibo e Franck, que se reencontram após dez anos de separação. A entrada é gratuita.

O público terá a chance de apreciar a apresentação de danças africanas ancestrais, como kounga, nka'a e sondap, com “L'Opéra du Villageois”, diretamente de Camarões, que acontece no Ling, na quarta-feira, dia 15.j Já na quinta, dia 16, às 19h, a Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085), fará a exibição do filme “A queda do Céu”, de Erik Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha.

Na sexta-feira, dia 17, e no sábado, dia 18, às 20h, é a vez do espetáculo “Ytá”, no Ling, a peça está inserida nas dramaturgias da pedra-fóssil do Cariri cearense em seus aspectos culturais, étnicos e paleontológicos.

A programação, que pode ser conferida no site oficial do evento, segue até a próxima semana, finalizando no domingo, dia 26.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 17 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio