Arte & Agenda

Mostra Internacional de Cinema de SP terá “O Agente Secreto” e vencedor de Cannes

Mostra será entre 16 e 30 de outubro de 2025; Ao todo, serão 373 filmes vindo de 80 países exibidos em 52 salas de cinema

"O Agente Secreto", novo filme de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura
"O Agente Secreto", novo filme de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura Foto : Victor Juca / Divulgação / CP

A 49 ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será realizada entre 16 e 30 de outubro de 2025 e teve parte de sua programação divulgada neste sábado, 4. Ao todo, serão 373 filmes vindo de 80 países exibidos em 52 salas de cinema e outros espaços culturais da capital.

A abertura ficará a cargo do curta "Como Fotografar Um Fantasma, de Charlie Kaufman, e do longa Sirât, do diretor Oliver Laxe, que recebeu o prêmio do júri do festival de Cannes deste ano. Euzhan Palcy, cineasta de Martinica, receberá o Prêmio Humanidade, e Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, será agraciado com o Prêmio Leon Cakoff. Já o encerramento ficará por conta de Jay Kelly, filme de Noah Baumbach, exibido logo após a cerimônia de premiação, que deve ocorrer no dia 30.

"O Agente Secreto” e outros destaques da Mostra de SP

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo também trará “Foi Apenas Um Acidente, de Jafar Panahí, vencedor da Palma de Ouro de Cannes. O diretor iraniano participará de conversa com o público e também vai receber o Prêmio Humanidade por sua obra.

Entre outros destaques, será exibido "O Agente Secreto, longa de Kleber Mendonça Filho que foi escolhido como representante brasileiro para disputar o Oscar de melhor filme internacional em 2026 e recebeu prêmios importantes no festival de Cannes de 2025.

Também destacam-se produções como "O Som da Queda”, “Urchin”, “No Other Choice”, “Dracula”, “A Incrível Eleanor”, “Era Uma Vez em Gaza”, “De Lugar Nenhum”, “O Filho de Mil Homens”, “Left-Handed Girl”, “O Diário de Pilar na Amazônia”, “The President’s Cake” e “Pai Mãe Irmã Irmão”.

Serão realizadas ainda três sessões gratuitas de cinema ao ar livre no Museu da Língua Portuguesa e no Museu Soberano na rua do Triunfo, entre os dias 15, 16 e 17 de outubro. O júri da 49.ª Mostra de Cinema de São Paulo é composto por Atilla Salih Yücer (produtor, África do Sul), Daniel Dreifuss (produtor, Brasil), Denise Fernandes (diretora, Portugal), Laura Mora (realizadora, Colômbia) e Peter Debruge (crítico da revista Variety, Estados Unidos).

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 17 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio