Mostra sobre arte cinética de Abraham Palatnik entra em cartaz

Mostra sobre arte cinética de Abraham Palatnik entra em cartaz

“A Reinvenção da Pintura” apresenta diversos trabalhos do artista brasileiro

Correio do Povo

Obra de 1966 integra a exposição que explora a cinética de Palatnik

publicidade

A mostra “A Reinvenção da Pintura” chega pela primeira vez a Porto Alegre, apresentando o vasto trabalho do artista brasileiro Abraham Palatnik, ícone da arte cinética. A exposição está em cartaz na Fundação Iberê Iberê Camargo (Padre Cacique, 2000) e pode ser conferida até o dia 25 de outubro. A entrada é gratuita e a visitação acontece de terça a domingo, das 12h às 19h.

Com curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino, a mostra reúne 78 obras produzidas por Palatnik entre os anos de 1940 e 2000, abrigando pinturas, desenhos, esculturas, móveis, objetos e estudos do brasileiro de 86 anos que ficou conhecido por combinar luz e movimentos – ponto principal da chamada arte cinética. O material exposto demonstra uma articulação entre a invenção e a experimentação, algo muito marcante na trajetória do artista.

Conforme os curadores, uma das principais funções da exposição é mostrar o diálogo que Palatnik conseguiu estabelecer entre o moderno e o contemporâneo, reconhecendo a associação entre arte e tecnologia, e também a integração com o cotidiano por meio do design. O artista é um dos pioneiros na reunião de tecnologia nas artes visuais.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895