Depois de atrair a atenção de mais de 12 mil visitantes na Biblioteca Pública do Estado, em Porto Alegre, entre os meses de dezembro de 2024 e março de 2025, a exposição “Gigantes da Cultura Tcheca” chegou ao município de Venâncio Aires na semana que passou.
Aberta ao público no dia 17 de junho, no Museu de Venâncio Aires, a mostra celebra a rica literatura e história tcheca em um dos municípios gaúchos com a maior concentração de descendentes de boêmios, fortalecendo os laços culturais entre Brasil e República Tcheca.
A exposição dedica-se a destacar a vida e a obra de Franz Kafka e Karel Capek, apresentando suas contribuições para a literatura e a cultura mundial. Além disso, a mostra presta uma homenagem especial aos escritores venâncio-airenses de descendência boêmia, como Hilda Agnes Hübner Flores, Antônio Pilz, Rosmeri Menzel, Clarice Dörr, Ana Júlia Riedel e Flávio Luiz Seibt.
A cerimônia de abertura na terça-feira, dia 17, foi prestigiada pelo presidente do Museu de Venâncio Aires, o médico Cristiano Pilz, pelo coordenador da Casa da Memória Unimed Federação/RS e curador da exposição em Porto Alegre, Salus Loch, além da autora homenageada, a escritora e historiadora Hilda Agnes Hübner Flores, reforçando a relevância cultural do evento.
Com apoio da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Consulado da República Tcheca em São Paulo, Associações Tchecas do Rio Grande do Sul, Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado e Instituto Unimed/RS, a iniciativa promove um importante intercâmbio cultural entre o Brasil e a República Tcheca.
A exposição ficará aberta ao público até o próximo dia 31 de julho e tem entrada gratuita. Para os interessados em visitá-la, o endereço do Museu de Venâncio Aires é rua Osvaldo Aranha, 1021. Mais detalhes pelo museuvaires.com.br e pelo Instagram @museuvaires.