Mostra “Sol do Sul” terá apresentação no próximo sábado no Theatro São Pedro

Mostra “Sol do Sul” terá apresentação no próximo sábado no Theatro São Pedro

Evento, que reunirá diferentes grupos de músicos, terá entrada mediante doação de produtos de higiene ou alimentos não perecíveis para afetados pela enchente

Correio do Povo

Orquestra Jovem Theatro São Pedro integra o evento

publicidade

A mostra “Sol do Sul” ocorre dia 8 de junho (sábado), a partir das 15h, no palco do Theatro São Pedro (fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura), e conta com quatro diferentes atrações, entre eles, apresenta alguns dos jovens talentos do nosso centro de formação do Multipalco, como grupos da ONG Sol Maior e a Orquestra Jovem Theatro São Pedro.

Outro importante projeto da casa é a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS), que encerra a mostra, logo após a apresentação do show Casa, com as artistas Madalena e Simone Rasslan. O evento terá a entrada franca mediante doação de alimento não perecível ou produtos de limpeza e higiene para a família dos jovens desses projetos, afetados pela enchente.

PROGRAMAÇÃO

15h - Sol Maior

A Sol Maior é uma ONG que trabalha proporcionando um espaço de proteção e promoção social a crianças e adolescentes através da música, sediada no Multipalco desde 2012. Nesse dia 8, teremos a apresentação de um pocket show com os grupos de instrumentos, dança, canto, com repertório internacional e brasileiro, incluindo o maculelê, reverenciando as raízes da música afro-brasileira.

16h - Orquestra Jovem Theatro São Pedro

Projeto de inclusão social que atualmente atende 120 jovens gratuitamente, com o objetivo de formar cidadãos através da linguagem musical e da técnica instrumental, a Orquestra Jovem Theatro São Pedro Desde seu surgimento, em 2021, oferece vivências artísticas e socializadoras a crianças e adolescentes. O projeto, com coordenação geral do maestro Evandro Matté e coordenação pedagógica da professora e maestrina Keliezy Severo, tem como propósito utilizar a arte como meio de desenvolver a autoestima, as competências cognitivas, a inserção cultural e a cidadania. Além dos encontros dedicados ao violino, a iniciativa conta com aulas de viola, violoncelo, percussão e contrabaixo, assim como disciplinas de teoria e percepção musical.

17h - Show “Casa”

O show CASA, com Madalena e Simone Rasslan, retrata a experiência de isolamento vivida durante os anos de pandemia, que dividiu famílias por todo o mundo, mas que produziu na dupla de cantoras (mãe e filha) a ressignificação desse espaço. As canções do show tratam da relação entre público e privado, entremeadas com textos de Machado de Assis e Guimarães Rosa, autores que mostram modos de existência muito particulares do Brasil. Os textos e as canções constituem um repertório compartilhado, em uma coleção de escutas realizadas na vida das duas musicistas. O show tem sonoridade intimista: Madalena atua na voz, além de executar trilhas pré-gravadas em interferência musical durante as canções, enquanto Simone traz sua voz e conduz as harmonias no piano.

18h - CORS canta pelo RS – Vozes em Solidariedade

A Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul une-se ao Theatro São Pedro e apresenta o concerto “CORS canta pelo RS – Vozes em Solidariedade”, com o intuito de arrecadar donativos para os atingidos nas enchentes do mês de maio, no RS. O programa será composto por árias, duetos, trios e grandes formações vocais de composições icônicas de Mozart, Bizet, Puccini, Delibes, Strauss e Villa-Lobos, nas vozes das sopranos Rosimari Oliveira, Deizi Nacimento, Gaia Schenini, Raquel Flores, Paula Schwartz e Eliana dos Santos, das mezzosopranos Luciane Bottona e Rose Carvalho, dos tenores Flávio Leite, Felipe Bertol e Adolfo Amaral, do barítono Alex Barbosa e do baixo barítono Guilherme Roman. Todos serão acompanhados ao piano por Eduardo Knob. Membros da CORS, diretamente atingidos pelas enchentes, farão parte desse programa solidário, nesse momento importante de reconstrução e retomada das atividades do estado.

Serviço:

MOSTRA SOL DO SUL

Local: palco do Theatro São Pedro

Data: 8 de junho (sábado)

Horário: a partir das 15h

Entrada franca


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 30 de abril de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895