Quatro esposições de artes visuais inauguram nesta quarta-feira, às 19h30min, no Instituto de Arquitetos do Brasil (General Canabarro, 363), em Porto Alegre. Selecionadas em edital, as mostras apresentam trabalhos de artistas contemporâneos e ficam em cartaz no Ponto de Cultura Solar do espaço até o dia 14 de outubro. A visitação ocorre de segundas a sextas, das 14h às 20h, com entrada gratuita.
Na área externa do Solar, Ricardo Cardoso apresenta "26", composta por obras de forma pura, sem adornos ou enfeites, tendo como ponto central a proporção e a estabilidade. A instalação específica do artista dialoga com a edificação do espaço do IAB RS, enquadrando-o de maneira a ressignificar o ambiente construído. Essa pureza geométrica abre a possibilidade de a obra mostrar sua fração interior. Evidencia-se sua finitude, mas ao mesmo tempo deixa trespassar olhares estimulados pelo contraste dos materiais, agora inseridos no universo contemporâneo.
Na Sala Negra, o público poderá conferir a mostra “Projetos Demarcatórios”, do artista Roberto Chagas. “Minhas esculturas propõem um diálogo entre território e temporalidade, pois demarcar o espaço exige tempo. Cada uma das peças apresentadas nesse conjunto corresponde a uma investigação formal que poderá vir a ocupar o espaço público em uma outra dimensão”, explica. A pedra, a madeira e o metal atravessam-se na composição e sofrem, da mão do escultor, uma aceleração da ação do tempo, embora apenas na superfície do metal se possa perceber. Algumas das obras já ocupam seu espaço em praças e parques de cidades como Valdívia, no Chile; e Ayia Napa, no Chipre e Rio de Janeiro.
Já a Sala Anexa abrigará a exposição coletiva “Papier Mâchè - Cho Dorneles & Alunas”, da qual participam os artistas Cho Dorneles (org.), Graça Hund, Jaque Pauletti, Madalena Fuke, Nora Boher, Rejane Wagner, Sandra kravetz, Silvia Aita, Suzana Albano, Tereza Albano, Valéria Soviero e Vera Dall'onder. As obras do grupo apresentam a leveza e resistência proporcionada por este material. A facilidade com que se pode prepará-lo para trabalhar e a sua imensa versatilidade, proporcionou grandes possibilidades para o desenvolvimento de ideias e projetos desses artistas. Assim, esta exposição é o resultado do trabalho orientado por Cho Dorneles, que vem sendo realizado por três grupos distintos, pela primeira vez reunidos, para mostrar em conjunto suas obras.
Por fim, a Sala do Arco receberá “O Jardim Secreto de Adriana Giora”, com curadoria de Letícia Lau. Adriana Giora preparou para esta exposição peças em cerâmica para sua instalação que tomará conta de todo o espaço, transformando-a em um jardim. O tema se refere ao jardim como espaço privativo simbolizando os sonhos e um refúgio. “Com uma população cada vez mais urbana e as pessoas mais distanciadas da natureza, o espaço de um jardim privado é um bem cada vez mais precioso”, destaca a artista.
Mostras de artistas contemporâneos dividem o mesmo espaço em Porto Alegre
Instituto de Arquitetos do Brasil recebe quatro exposições a partir desta quarta