Arte & Agenda

“Motel Destino” abre o Festival de Cinema de Gramado

O filme, que teve sua estreia no Festival de Cannes em maio deste ano, chega no Brasil com a primeira exibição em Gramado

A exibição contou com a presença dos atores Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha, além do produtor Fabiano Gullane, da produtora Gullane e Janaína Bernardes, da produtora Cinema Inflamável
A exibição contou com a presença dos atores Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha, além do produtor Fabiano Gullane, da produtora Gullane e Janaína Bernardes, da produtora Cinema Inflamável Foto : Cleiton Thiele / Agência Pressphoto / Divulgação / CP

Na noite desta sexta-feira, dia 9, começou o 52º Festival de Cinema de Gramado. O filme de abertura foi “Motel Destino”, de Karim Aïnouz. A exibição contou com a presença dos atores Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha, além do produtor Fabiano Gullane, da produtora Gullane e Janaína Bernardes, da produtora Cinema Inflamável.


O filme, que teve sua estreia no Festival de Cannes em maio deste ano, e foi aplaudido por 12 minutos, chega no Brasil com a primeira exibição no Festival de Cinema. O thriller erótico, gravado no Ceará, conta a história de Heraldo, interpertado pela ator estreiante Iago Xavier, um jovem envolvido com tráfico, e que após a morte do irmão, acaba por trabalhar no Motel Destino, cujo os donos são o casal Elias, vivido pelo galã Fábio Assunção, e Dayane, uma personagem que sofre violência doméstica e é interpretada pela atriz Nataly Rocha, cearence que trabalho no teatro e de filmes alternativos.

Veja Também

Apesar de conter temas pesados, o público pode contar que dará muitas risadas. O longa foi filmado em 16mm, o que lhe empresta um tom de cores esmaecidas e granuladas.


Durante o debate sobre o longa, na manhã deste sábado, dia 10 (coincidentemente o dia de aniversário de Fábio Assunção, que completa 53 anos), os atores concordaram que Karin é um diretor divertido, mas que também preza pela disciplina e pela liberdade.

Durante a produção do longa, houve um período de 1 mês para ensaiarem na locação, o que segundo Nataly é algo raro e ajudou muito a entrar no personagem. “A gente passou por um longo processo de preparação, mas eu sinto que essa preparação foi surgindo desde que a gente foi testado para esses personagens. [...] O Karin tem uma maneira de instigar a gente muito gostosa”, comentou Iago, de 24 anos, sobre como o diretor o ajudou a interpretar o personagem e criar confiança, o ator foi muito elogiado por sua atuação.


Outro aspecto interessante do filme é o Motel, um grande personagem, com uma explosão de cores e sons sexuais, que passam uma ideia de confinamento e desejo, ao mesmo tempo que explora uma relação tóxica, brinca com a ideia do destino e esperança de uma vida melhor.

O diretor Karim Aïnouz não estava presente durante a abertura, pois estava em uma gravação na Europa para uma nova produção.

Janaína, sua sócia na produtora Cinema Inflamável, deu uma palinha sobre o que se pode esperar: “Se chama ‘Rosebushpruning’, É uma produção majoritariamente alemã, com estrelas internacionais, é um roteiro escrito pelo roteirista que trabalha com Yorgos Lanthimos e é uma adaptação, um remake de ‘De Punhos Cerrados’."

Apesar de não estar presente, o diretor do longa, em vídeo, dedicou a projeção da noite ao povo gaúcho. "O povo gaúcho lutou junto, se uniu para enfrentar uma tragédia tão grande que aconteceu esse ano. Fico muito feliz que o Festival está acontecendo, fico muito honrado pelo filme ter sido convidado", disse o diretor. "Espero que o Motel Destino seja uma faísca de alegria hoje à noite na vida de vocês", complementou.


“Motel Destino” estreia nos cinemas brasileiros no dia 22 de agosto. Confira o trailer:

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 6 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio