Mozart é destaque do concerto da Orquestra da Ulbra

Mozart é destaque do concerto da Orquestra da Ulbra

Sob a regência de Tiago Flores, formação realiza concerto no Farol Santander com peças do austríaco, de Beliczay e de Arthur Barbosa

Correio do Povo

Maestro Tiago Flores comanda a Orquestra de Câmara da Ulbra neste concerto no Átrio do Farol Santander

publicidade

Nesta quarta-feira, às 20h, a Orquestra de Câmara da Ulbra realiza mais um concerto no Átrio do Farol Santander (rua Sete de Setembro, 1028), em Porto Alegre. Desta vez, o destaque do programa fica por conta da execução da “Pequena Serenata Noturna”, de Mozart, uma das obras mais conhecidas do compositor. Sob a regência de Tiago Flores, o concerto inicia com “Toada e Desafio”, de Arthur Barbosa, compositor, regente, arranjador e violinista cearense radicado em Porto Alegre. Membro da Ospa, já teve várias de suas obras executadas por orquestras do país e do exterior. A obra, de 1997, é inspirada na música folclórica nordestina. Tem duas seções – a Toada, um movimento lento e melancólico; e o Desafio, um baião que evoca os desafios dos repentistas nordestinos, no qual dois músicos vão duelando na improvisação de versos. Em seguida, a orquestra apresenta “Serenade in D minor Op. 36”, de Julius von Beliczay, compositor húngaro que viveu entre 1835 e 1893, sendo, em sua época, reconhecido na Europa como um dos principais compositores húngaros. 

DESTAQUE 

O destaque do concerto vem no encerramento, com uma das músicas mais tocadas em todo o mundo – a Pequena Serenata Noturna. Composta em 1787, em Viena, no período em que Mozart trabalhava em sua ópera Don Giovanni. O título foi dado pelo próprio Mozart ao registrá-la em seu catálogo pessoal – o que sugere que ele não considerava a obra como algo especial, mas simplesmente mais uma pequena serenata feita para ser tocada em algum sarau ou evento noturno. A obra foi vendida para um editor musical em 1799 pela viúva de Mozart, Constanze, juntamente com um lote de composições do autor. Sua primeira publicação só ocorreu no ano de 1827.

Os ingressos de acesso ao Farol Santander podem ser adquiridos antecipadamente pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br) ou na hora, diretamente na bilheteria (sujeitos à disponibilidade).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895