Mundo da fotografia e dos palcos se despede de Cláudio Etges

Mundo da fotografia e dos palcos se despede de Cláudio Etges

Fotógrafo da cena cultural gaúcha morreu de Covid-19 no final da manhã desta terça-feira, no Hospital São Lucas

Correio do Povo

Cládio Etges recebeu em 2020, o "Acrescer 2020", no Prêmio Açorianos de Dança como Personalidade do Ano.

publicidade

Um dos mais requisitados e respeitados fotógrafos da cena cultural gaúcha, Cláudio Etges, foi mais uma vítima da Covid-19 no final da manhã de hoje, quando faleceu na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas, da PUCRGS. Com 66 anos e mais de 40 anos de trajetória, ganhou reconhecimento internacional ao clicar a arte dos palcos, como o teatro, a dança, o circo e a música.

Natural de Porto Aegre, e formado em Psicologia pela Unisinos, Cláudio se submeteu a um transplante renal, em 15 de janeiro de 2020, doado por sua esposa, Leta Etges. Na ocasião, postou em suas redes sociais: "foram alguns anos de uma caminhada silenciosa e diálise diária e agora vou ter a graça de receber um rim de um doador vivo". O profissional vinha se dedicando a fazer o registro de grupos de dança e teatro, desde 1980,  na capital gaúcha e interior do Estado. O trabalho  resultou em um dos maiores acervos fotográficos de nosso cenário cultural, com mais de 15 mil imagens de artistas e grupos nas áreas cênica e musical, assim como eventos, que propiciou a publicação de livros, exposições e recebimento de prêmios e homenagens.

Em 1996, ganhou o Troféu Açorianos Especial, oferecido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em reconhecimento ao seu ofício como fotógrafo das artes cênicas na Capital. Sete aos depois, foi a vez da casa de espetáculos El Tango lhe ofertar o troféu Bandoneon, por contribuir na divulgação do tango na imprensa. Em 2004, o  Teatro do Sesi lhe conferiu "Destaques da Dança" e em 2007, o Pró Ballet de Caxias do Sul, com o "Incentivo à Arte da Dança", no VII Festival Latino-Americano de Danças. Em 2008, recebeu o Troféu Açorianos Especial da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e em 2020, o "Acrescer 2020", no Prêmio Açorianos de Dança como Personalidade do Ano. Em 2021, foi contemplado com o Prêmio Trajetórias Culturais RS.

Tem fotos publicadas em outdoors, cartazes, CDs, livros, revistas, e jornais de abrangência nacional e internacional. Registrou importants escolas de dança e teatro, assim como festivais pelo RS e Santa Catarina. Expôs em diferentes espaços culturais de Porto Alegre, do interior do estado e de Santa Catarina e integrou a equipe de fotógrafos que publicou um livro dos 150 anos do Teatro São Pedro.

"Comecei a fazer teatro em 1991 e, nestes tempos já  ecoava o nome de Claudio Etges, grande fotógrafo,  um profissional e pessoa de primeira linha. Sempre tive a sorte de ter meus trabalhos registrados por ótimos olhares fotográficos. Cláudio Etges tinha um olhar generoso e um close da cena do ator como ninguém.  Fotos vivas!", manifestou-se a cantora e atriz Denizelli Cardoso sobre a morte. "Sempre era incrível encontrar com ele nos teatros e incontáveis vezes estar do lado dele nas primeiras filas onde ele fazia seus registros. Um olhar sensível que registrou a.memoria de nossos palcos ... Fará uma falta imensa", destacou o diretor teatral Léo Maciel.

"Não tenho muitas palavras ainda, para dimensionar esta perda. A arte está de luto hoje...que você encontre a luz, que seja tranquilo, que você fique em paz, no lugar de seu destino. Por aqui, as tuas milhares de fotografias te farão presença, para sempre, declarou a bailarina Lu Paludo. A coordenadora de artes cênicas do Sesc, Jane Schoninger, afirmou: "Reverências à você! Grandioso profissional, parceiro de trabalho por tanto e tantos tempos, olhar atento e firme!. Ficamos aqui, mais tristes. Siga na luz sempre, querido Claudio Etges". Já a fotógrafa cultural Adriana Marchiori disse: "Muito aprendi só de observar o Claudio Etges fotografando teatro. Ficava atenta a todos os movimentos dele, onde se colocava, a velocidade dos cliques e etc, depois ficava horas olhando as fotos que ele publicava em seu site.Hoje ficamos mais tristes, perdemos uma referência e um dos maiores fotógrafos de cena da cidade.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895