Devido ao sucesso do programa Vem Pro Museu, promovido pelo Museu da Cultura Hip Hop RS, com formação gratuita através de oficinas nos cinco elementos do hip-hop, a instituição está ampliando o formato. As aulas que acontecem na sede do Museu do Hip Hop em Porto Alegre agora ganham reforço para serem realizadas em outras cidades.
Chamada de Vem Pro Museu Cidades, a iniciativa propicia oficinas artísticas e cursos pedagógicos, baseados na cultura hip-hop com foco no empoderamento juvenil e na resolução de conflitos dentro e fora do ambiente escolar. Em 2024, São Leopoldo já havia sediado a primeira edição do programa. E agora, é a vez de Alvorada.
Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRS Campus Alvorada - e com realização do Ministério da Educação e do Governo Federal, o Museu do Hip Hop irá promover a segunda edição do Vem Pro Museu Cidades, a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de outubro. Serão dois cursos de extensão - Audiovisual e Socioambiental - e quatro oficinas dos elementos hip hop - MC, DJ, Graffiti e Breaking, todos com certificação e cerimônia de formatura no Museu do Hip Hop.
As inscrições que já estão abertas são para a primeira turma dos cursos de Audiovisual e Socioambiental e para duas turmas da oficina de MC. Em novembro, abrem as inscrições para a segunda turma dos cursos de Audiovisual e Socioambiental e para a oficina de DJ. Já em janeiro e fevereiro do ano que vem, abrem as inscrições para a terceira e a quarta turma dos cursos Audiovisual e Socioambiental, oficina de Graffiti e oficina de Breaking.
As turmas das oficinas de MC, DJ, Graffiti e Breaking também terão aulas do elemento Conhecimento. Para acompanhar as chamadas para as inscrições dos próximos períodos, basta ficar de olho nas redes sociais do Museu do Hip Hop e do IFRS Campus Alvorada.
Como outras cidades podem participar do programa?
O Vem Pro Museu Cidades é uma iniciativa do Museu da Cultura Hip Hop RS realizada através do convênio com Secretarias de Educação municipais ou da Secretaria de Educação Estadual. Instituições de ensino interessadas devem entrar em contato com o Museu do Hip Hop para solicitar uma edição do evento com o nome da cidade em sua rede de ensino através dos termos de fomento e de colaboração.