Museu da Ufrgs abre exposição em homenagem ao Mestre Churrasco nesta segunda-feira

Museu da Ufrgs abre exposição em homenagem ao Mestre Churrasco nesta segunda-feira

“ChurrasFotoBau - Fotobiografia de um mestre de capoeira” pode ser vista no pátio do Campus Centro, a partir das 18h

Correio do Povo

Mestre Churrasco é um dos mais antigos mestres de capoeira em atividade no Rio Grande do Sul

publicidade

O Museu da Ufrgs realiza nesta segunda-feira, 29, às 18h, a abertura da exposição “ChurrasFotoBau - Fotobiografia de um mestre de capoeira”. A mostra apresenta um conjunto de imagens que revelam a longa trajetória de Jean Batista Cleber Teixeira dos Santos, mais conhecido como Mestre Churrasco, artista múltiplo e singular.

A exposição irá ocorrer ao ar livre, no pátio do Campus Centro da Ufrgs (Av. Osvaldo Aranha, 277), e contará com a presença do Mestre Churrasco. A curadoria é de Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, Marco Antonio Saretta Poglia e Equipe do Museu da Ufrgs. A visitação poderá se feita de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h30min, e aos sábados, das 7h30min às 12h10min, até o final de abril.

A ideia da exposição surge em 2018, a partir do desejo manifestado por Mestre Churrasco, durante a sua participação na disciplina Encontro de Saberes, de revelar um conjunto de negativos fotográficos guardados há muitos anos, contendo registros raros da sua trajetória. A demanda foi atendida pelo Museu da Ufrgs e a qualidade logo conduziu ao desejo de levá-lo ao público. Assim, foram acrescentadas outras fotografias do seu acervo pessoal e produções mais recentes, realizadas por meio digital, dando início aos trabalhos no ano seguinte.

Após interrupção devido à pandemia, o projeto foi retomado em 2023 através de uma curadoria colaborativa guiada pelo percurso memorialístico do Mestre, que acompanhava os registros visuais de narrativas.

As imagens expostas revelam, portanto, um artista múltiplo e singular e convidam a acompanhar uma parte de sua longeva trajetória enquanto mestre de capoeira. Também em algumas das fotografias reunidas, embora apareça como figura, está presente sua proposta de composição que produz cenas em movimento e aproxima elementos da natureza e humanos como quadros vivos. Nesses casos, tudo parece estar em roda, jogando com efeitos de refração de luz que criam quadros com as formas das cabaças e das vergas combinadas com os arcos dos movimentos de pernas e tronco – o que se reflete também na composição do título da exposição, sugerido pelo mestre.

Sobre o Mestre Churraco

Jean Batista Cleber Teixeira dos Santos, mais conhecido como Mestre Churrasco, é um dos mais antigos mestres de capoeira em atividade no Rio Grande do Sul. Ele conheceu a capoeira no início dos anos 1970, ainda na adolescência, em Porto Alegre e desde muito cedo se dedicou a desenvolver trabalhos com crianças em situação de vulnerabilidade social por meio da capoeira. Grande referência da capoeira gaúcha, é líder e fundador da Associação de Capoeira Angola Zumbi dos Palmares – ACAZUP. Quem procurar por Mestre Churrasco certamente vai encontrá-lo acompanhado de um berimbau, instrumento para o qual volta, há décadas, o seu trabalho de artista-artesão, exercitando livremente a criatividade em busca de novas formas e sonoridades.

“ChurrasFotoBau - Fotobiografia de um mestre de capoeira”

Quando: Abertura dia 29 de janeiro de 2024, às 18h. Visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h30min, e aos sábados, das 7h30min às 12h10min, até final de abril.

Onde: Museu da Ufrgs | Pátio do Campus Centro da Ufrgs | Av. Osvaldo Aranha, 277 - Farroupilha


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895