Museu do Trem sedia autógrafos de thriller policial em São Leopoldo

Museu do Trem sedia autógrafos de thriller policial em São Leopoldo

“Sombras de Agosto”, ambientado em Porto Alegre e Vale dos Sinos, é o romance de estreia de Leandro Haach, lançado pela BesouroBox

Correio do Povo

Leandro Haach é graduado em Letras pela Unisinos, tem pós-graduação em Gestão de Pessoas e é Mestre em Administração Empresarial pela FGV-Rio. Leitor voraz, nas horas vagas dedica-se a escrever.

publicidade

No rotineiro caminho entre Porto Alegre e São Leopoldo, o delegado Leonardo Werther viaja absorto em reflexões dentro dos vagões do Trensurb. Não imaginava que entraria angustiado e às pressas para enfrentar a mais inesperada e aterradora investigação de sua vida. Este é o mote de “Sombras de Agosto”,  primeiro romance policial de Leandro Haach, cujo lançamento acontece no dia 27 de agosto (sábado), das 15h às 17h, no Museu do Trem (Lindolfo Collor, 40), em São Leopoldo. 

O protagonista sabe que num caso de homicídio as primeiras 12h de busca são cruciais e não se deve subestimar os pequenos indícios, pois pode-se obter êxito ao seguir a pista de algo maior. Sentado em frente à tevê, o psicopata sorri enquanto morosamente mexe com o indicador direito as esferas de gelo dentro do copo de uísque. Todo serial killer tem algo para resolver do passado. Eles têm padrão. Seus métodos são cruéis e sofisticados. Os psicopatas são atores que representam muito bem.

Leonardo Werther é uma figura desenhada com tão meticulosa maestria que não deixa dúvidas do quanto de humanidade, trabalho e paixão o autor dedicou para criá-lo. Cada leitor se transforma num fiel cúmplice à medida que os amores, as histórias e os conflitos pessoais do personagem vão sendo revelados.

 “Sombras de Agosto” coloca o leitor em meio a um homicídio já no início da narrativa. A história é ambientada em lugares urbanos conhecidos de Porto Alegre e parte da região do Vale dos Sinos. Fatos e personagens tão próximos da nossa realidade dão a impressão de que estamos pisando em solo firme, mas somos passo a passo surpreendidos por um emaranhado de situações. O cenário é quase sempre uma Porto Alegre fria e chuvosa. 

Sobre o autor

Natural de Porto Alegre (RS), Leandro Haach é graduado em Letras pela Unisinos, tem pós-graduação em Gestão de Pessoas e é Mestre em Administração Empresarial pela FGV-Rio. Há mais de 25 anos atua na área técnica de cabos sintéticos. Divide-se entre viagens de trabalho e sua família. Leitor voraz, nas horas vagas dedica-se a escrever. 

A admiração pela obra mais famosa de Miguel de Cervantes e a devoção a Francisco de Assis o levaram a escrever o seu primeiro livro: “Na Direção das Setas Amarelas – a busca de si mesmo no Caminho de Santiago de Compostela”, lançado em 2018 pela BesouroBox. Neste livro ele registra seu diário de peregrino – 28 dias de viagem e 820 km percorridos – de uma maneira diferente. No caminho, novas amizades, descobertas e um recorte histórico revelador de uma viagem voltada ao autoconhecimento. 

“Sombras de Agosto” concretiza um desejo antigo. “Sempre fui fascinado pela universalidade da literatura de mistério, que pega temas como amor, ódio, vingança e morte e coloca tudo isso no centro de uma trama” – diz. Então passou a estudar personagens, arquétipos e a estrutura das narrativas policiais. Seu processo de pesquisa foi prático e longo: “li muito, falei com pessoas que vivenciam esse meio policial e levei cerca de quatro anos para finalizar a escrita.” 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895