Musicanto chega aos 40 anos com três noites de shows em Santa Rosa

Musicanto chega aos 40 anos com três noites de shows em Santa Rosa

De hoje até sábado, dia 18, a cidade recebe a edição de 40 anos do festival sul-americano de nativismo

Correio do Povo

Pirisca Grecco e Luiz Carlos Borges em momento da história do festival

publicidade

 “Musicanto 40 anos” celebra seus 40 anos de trajetória, em Santa Rosa, desta quinta-feira, dia 16 de novembro, até sábado, dia 18 de novembro, com apresentações de 24 concorrentes, vindos de várias regiões do Brasil, como São Paulo, Pará, Bahia, Maranhão, além do Rio Grande do Sul, e de países vizinhos, como Uruguai e Paraguai. Informações sobre ingressos no site do Musicanto.  

A abertura do festival nesta quinta-feira será com o Guri de Uruguaiana no palco do Centro Cívico, antes das performances das primeiras 12 concorrentes. Na sexta, 17, a noite começa com show de Mauro Moraes, seguida da apresentação das últimas 12 concorrentes.

No sábado, 18, será realizado tributo a Luiz Carlos Borges (1943 - 2023), com participações de Ângelo Franco, Shana Muller, Érlon Péricles, Loma e Vinícius Brum. O encerramento será com o argentino Javier Arias. Ainda no sábado será anunciada a canção vencedora do festival.

O presidente do Musicanto, Gerson Lauermann, detalha que 130 artistas passarão pelo palco do festival, no qual a música instrumental ganha destaque. Ele também celebra a chegada aos 40 anos do festival que, em 1983, passava a integrar o circuito dos festivais nativistas do Rio Grande do Sul, além de imprimir um novo estilo de competição, com abertura para todos os ritmos e sotaques. “Era a realização do projeto idealizado pelo então prefeito Erni Friderich e pelo músico Luiz Carlos Borges”, pontua. Lauermann lembra também da presença da cantora argentina Mercedes Sosa no Musicanto, em 1984, confirmando o perfil do evento, aberto a manifestações artísticas da América Latina.

Homenagens 

Três figuras importantes para o Festival ganham homenagens: Luiz Carlos Borges por ter sido o idealizador do festival e presidente de honra do ‘Musicanto 40 Anos’. O músico Negro Manolo, que em 1984 escreveu sua história no festival ao interpretar ‘Vire o Mate’, e o advogado Aquiles Giovelli, um dos fundadores do evento e presidente por quatro edições do festival.

Estrutura do festival

O Musicanto está com estrutura montada em frente ao Centro Cívico Antônio Carlos Borges. São 800m² de área coberta com palco para apresentações e tertúlias, além de feira de artesanato, pontos de alimentação, espaço do chimarrão e interação. 

Festival nas  Escolas

A pro­gramação deste ano mobilizou 19 edu­candários e cerca de 400 estudantes de Santa Rosa, com ações nos dias 13 e 14 de novembro, de música, te­atro e dança.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895