Náufragos Urbanos lança série de documentários do projeto Navegando em Versos e Canções

Náufragos Urbanos lança série de documentários do projeto Navegando em Versos e Canções

Cinco episódios contam a trajetória dos grupos convidados que fizeram a abertura dos shows da banda

Correio do Povo

Documentários integram o projeto “Náufragos Urbanos Visita” e foram construídos a partir de pesquisa historiográfica de cada projeto musical convidado e de uma imersão do grupo Náufragos Urbanos

publicidade

O grupo musical Náufragos Urbanos realizou no ano de 2023 uma turnê de lançamento e circulação do seu segundo CD, “Relógios de Areia”, por meio do Projeto Navegando em Versos e Canções, contemplado pelo Edital FAC Artes de Espetáculos da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Cada espetáculo de lançamento e circulação do projeto "Navegando em Versos e Canções" contou com um poket show de abertura envolvendo grupos musicais convidados que atuam em projetos musicais de cunho social nas cidades visitadas.

Dentre as atividades prenunciadas no projeto, além dos shows e oficinas já realizados, foi prevista a produção de cinco documentários de natureza histórica que contam a trajetória dos grupos musicais convidados a fazer os poket shows de abertura. Tais documentários integram o projeto intitulado “Náufragos Urbanos Visita” e foram construídos a partir de pesquisa historiográfica de cada projeto musical convidado e de uma imersão de integrantes do grupo Náufragos Urbanos nos universos destes grupos.

Dentre as atividades prenunciadas no projeto, além dos shows e oficinas já realizados, foi prevista a produção de cinco documentários de natureza histórica que contam a trajetória dos grupos musicais convidados a fazer os pocket shows de abertura. Tais documentários integram o projeto intitulado “Náufragos Urbanos Visita” e foram construídos a partir de pesquisa historiográfica de cada projeto musical convidado e de uma imersão de integrantes do grupo Náufragos Urbanos nos universos destes grupos/projetos. Os grupos documentados foram: Maracatu do CAE – Ampliando Horizontes (Caxias do Sul), Orquestra de Câmara Getúlio Vargas (Camaquã), A Cena Vive (Ijuí), Orquestra Villa-Lobos (Porto Alegre) e a Orquestra Afrobeat Anjos e Querubins (Caxias do Sul). A produção e o roteiro destes documentários levam a assinatura de Adriana de Farias Ramos.

O público pode contribuir com a divulgação de trabalhos sociais envolvendo a música acessando as plataformas do Youtube ou Instagram do grupo Náufragos Urbanos. “Tratam-se de trabalhos fundamentais para o resgate de jovens em vulnerabilidade, os quais precisam de oportunidades para mudar suas vidas, além de promover a integração entre músicos de diferentes experiências musicais”, relata Adriana.

O primeiro episódio traz o projeto Maracatu do CAE – Ampliando Horizontes, da cidade de Caxias do Sul. O projeto tem como objetivo a promoção da inclusão social de crianças e adolescentes do bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, por meio de várias atividades culturais e esportivas. Dentre elas, a música e o Maracatu, que vem sendo desenvolvido junto às crianças desde 2017. O trabalho modificou a vida destas crianças, que hoje são referência na região. Confira abaixo:

No segundo episódio, é apresentada a Orquestra de Câmara Getúlio Vargas (OGV), de Camaquã. No ano de 2023, a OGV completa 20 anos de uma linda história de resgate de crianças e adolescentes através da música e do serviço de convivência oferecido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Getúlio Vargas daquela cidade. Confira abaixo:

No terceiro episódio da série, é apresentada a renomada e multipremiada Orquestra Villa-Lobos, de Porto Alegre. Um programa espetacular que vem, desde 1992, construindo uma linda trajetória de formação cidadã por meio da educação musical. Confira abaixo:

No quarto episódio, é abordado o projeto social de Ijuí: A Cena Vive. Trata-se de uma iniciativa que visa dar voz à periferia a fim de romper a sua invisibilidade por meio da arte do Hip-Hop. A Cena vive tem em torno de oito membros fixos que já compuseram aproximadamente 250 músicas, lançando em torno de 60 MCs! O episódio estará disponível a partir do dia 5 de janeiro, às 21h, por meio do link abaixo:

A Orquestra Afrobeat Anjos e Querubins emoldura o quinto e último episódio da série “Náufragos Urbanos Visita”. O episódio estará disponível a partir do dia 8 de janeiro, às 20h, por meio do link abaixo:

O projeto social criado em 2012 na cidade de Pelotas é, hoje, uma ONG que vem ressocializando jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes a oportunidade de ressignificar suas vidas por meio da música.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895