Arte & Agenda

Na Capital, a literatura ganha força na estação mais fria do ano

Escritor Juremir Machado da Silva é um dos palestrantes do 6º Festival de Inverno

A literatura e os temas de humanidades ganham força neste inverno com 13 cursos, oficinas e palestras que serão realizados entre 25 e 29 de julho pelo 6º Festival de Inverno de Porto Alegre, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura da Capital.

Com inscrições abertas no Centro Municipal de Cultura - Coordenação de Literatura (Érico Veríssimo, 307) e detalhes pelo fone 3289-8072, a atração internacional é o maestro argentino Ignacio Varchausky (Orquestra El Arranque) com "Los Estilos Fundamentales del Tango", dia 29, às17h, na Sala àlvaro Moreyra. Os destaques nacionais são o poeta, crítico e ensaísta Affonso Romano de Sant'Anna com "O Amor na Poesia Brasileira", de 26 a 28, no Renascença, e a filósofa e escritora Márcia Tiburi, com "Felicidade?", de 25 a 28 na Sala Álvaro Moreyra. Os dois locais ficam no Centro Municipal de Cultura (Erico Veríssimo, 207).

A única atividade gratuita será o bate-papo "Caio F. 15 anos Depois", com senhas 4 horas antes. Nos dias 25 e 26 de julho, das 19h às 21h. Luciano Alabarse, Juarez Fonseca, Dea Martins e Amanda Costa conversam sobre o autor santiaguense, no Teatro Renascença.

Outro evento de grande interesse para os apreciadores da cultura e da história do RS e do Brasil é "50 anos de Legalidade", com o jornalista, sociólogo, escritor e colaborador do Correio do Povo, Juremir Machado da Silva, Paulo Markun, Duda Hamilton, Gunter Axt e Ricardo Chaves, de 25 a 28, das 20h às 21h30min, na Sala Álvaro Moreyra.

Os músicos Lobão e Arnaldo Antunes farão palestras na tarde que antecede os seus shows no festival. Arnaldo Antunes fala sobre "Música, Poesia e Dinâmicas para Composição", dia 27, 15h, no Teatro de Câmara (República, 575) e Lobão fala sobre a sua vida e o livro "50 anos a Mil", dia 25, 15h, no Renascença.

O evento terá ainda oficinas com nomes como Walter Galvani, Luis Augusto Fischer e Alcy Cheuiche. Mais no www.portoalegre.rs.gov.br/festinverno .

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 23 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio