Neelic lança amanhã o projeto ‘Ver a Cena’

Neelic lança amanhã o projeto ‘Ver a Cena’

Ampla programação on-line inclui uma mostra de repertório também a criação de um novo espetáculo do grupo

Projeto tem apresentações on-line de espetáculos como ‘Primeiro Amor’

publicidade

O grupo Neelic pretende ampliar os olhares sobre o teatro no Rio Grande do Sul, com o projeto “Ver a Cena”, que envolve um grande programa artístico, composto pela estreia de espetáculo, mostra de repertório e uma Escola de Crítica Teatral, voltada a artistas e espectadores. Contemplado pelo edital FAC Movimento RS, da Secretaria de Estado da Cultura, será realizado de forma virtual durante o primeiro semestre deste ano. O lançamento será amanhã (sábado), às 19h30min, pelas redes sociais do Neelic, com a presença dos professores, do elenco e da professora de Linguística e Letras da Ufrgs, Lodenir Karnopp, que atua na área da educação de surdos. 
Com inscrições gratuitas, a Escola de Crítica Teatral quer incentivar o surgimento de novos críticos de teatro, por meio de um processo imersivo, em 33 encontros virtuais, incluindo aulas teóricas e práticas, fruição de espetáculos, debates e exercícios de escrita. No conteúdo, textos de figuras icônicas na área, como Anatol Rosenfeld, Décio de Almeida Prado, Barbara Heliodora e Sábato Magaldi, além de críticos contemporâneos brasileiros. Os docentes serão Marcio Pizarro Noronha (doutor em História e doutor em Antropologia, professor no curso de licenciatura em Dança da Ufrgs), Desirée Pessoa (doutora em Artes Cênicas Unirio e diretora do grupo Neelic), Samuel Oliveira (mestre e doutorando em Letras pela Ufrgs.) e os jornalistas editores do site Nonada - Jornalismo Cultural, Rafael Gloria (mestre em Comunicação pela Ufrgs e especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs) e Thaís Seganfredo. Além disso, os alunos vão assistir a peças on-line gratuitamente e produzir resenhas, que serão postadas em um site. Para maiores de 15 anos, terá carga horária de 72h e aulas de 15 de março até agosto (inscrições via email cursosneelic@gmail.com ou whats 99274-9933). 
A agenda envolve ainda uma mostra de espetáculos do repertório do coletivo, em atividade desde 2003 em Porto Alegre, com apresentações on-line de “Capital”, “Primeiro Amor” e “Merda!”, além da criação e da estreia da primeira peça de teatro infantil do grupo, “Traça Letra e Traça Tudo”. 
Outro destaque do projeto é seu caráter de acessibilidade: cada espetáculo terá uma apresentação com tradução para Libras e uma com audiodescrição. Todos os vídeos criados durante as oficinas, que ficarão disponíveis no YouTube, terão legendas para melhor acessibilidade de pessoas surdas ou com deficiência auditiva e audiodescrição para pessoas cegas ou com deficiência visual. Finalmente estão previstos três ensaios abertos, um debate aberto ao público e 12 projeções de vídeo. 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895