Netflix é processada por frase utilizada em "Black Mirror: Bandersnatch"

Netflix é processada por frase utilizada em "Black Mirror: Bandersnatch"

Editora entrou com ação por violação de marca registrada pelo uso de"Choose your own adventure" no filme

Correio do Povo

"Black Mirror: Bandersnatch" foi lançado em 28 de dezembro

publicidade

A Netflix foi processada nesta sexta-feira pela editora americana Chooseco, que acusa a gigante do streaming de violação de marca registrada pela utilização da frase "Choose your own adventure" ("Escolha sua aventura", em português) em "Black Mirror: Bandersnatch". Conforme informações do Deadline, a empresa pede uma indenização de pelo menos 25 milhões de dólares.

Em documentos obtidos pelo Deadline, a Chooseco afirma que registrou o uso da frase, que é o título de uma franquia de livros da empresa, em relação a filmes, livros e outras formas de mídia. Além disso, informa que a 20th Century Fox detém os diretos para desenvolver um filme baseado nas obras “Choose Your Own Adventure”, nas quais os leitores influenciam o enredo e o desfecho da narrativa.

No processo, a empresa também diz que a Netflix entrou em negociações em 2016 justamente para licenciar a frase para filmes e desenhos animados interativos. No entanto, afirma que o serviço de streaming não possui esse direito atualmente.

"A Netflix intencionalmente e deliberadamente usou a marca famosa da Chooseco para se beneficiar de associações positivas com - e da nostalgia causada pela - a marca em adultos que leram a série enquanto jovens", afirma a ação. A Chooseco ainda diz que a utilização da frase no filme está causando confusão e prejudicando sua marca.

A Netflix ainda não se posicionou sobre o assunto. "Black Mirror: Bandersnatch" foi disponibilizado no dia 28 de dezembro no catálogo da plataforma de streaming. A história traz um jovem programador que trabalha para criar um jogo de computador inspirado por um romance no estilo de “escolha sua aventura”.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895