Niemeyer comparece à reinauguração do sambódromo do RJ

Niemeyer comparece à reinauguração do sambódromo do RJ

Desenho original saiu do papel após 28 anos

AE

publicidade

O sambódromo do Rio de Janeiro foi reinaugurado com a presença de seu idealizador, o arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, que viu seu desenho original sair do papel 28 anos depois de lançado o projeto. Pela primeira vez, os desfiles acontecerão com arquibancadas contínuas dos dois lados da passarela. Até o ano passado, parte do setor par tinha apenas camarotes por causa de uma fábrica tombada da Brahma.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que Niemeyer fez questão de estar presente à inauguração. "Ele ligou e disse que queria vir. É o projeto mais popular dele, feito com muito carinho, é uma emoção muito forte para ele. Para nós, é uma honra", disse Paes, acompanhado do presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman.

Essa foi a segunda visita de Niemeyer à Marquês de Sapucaí nesta semana. O arquiteto participou, no fim da tarde, por cerca de meia hora, da inauguração de duas placas que marcam a passarela como espaço do samba e como equipamento olímpico. O local será usado para a maratona das Olimpíadas de 2016, além das competições de tiro com arco olímpica e paraolímpica.

"É o segundo equipamento olímpico a ser entregue, a quase cinco anos para as Olimpíadas, o primeiro foi o parque dos Atletas", lembrou Paes. Antes da chegada de Niemeyer, o prefeito cortou a faixa inaugural que abriu oficialmente ao público os quatro novos conjuntos de arquibancadas. Em seguida foi dada a largada a uma corrida simbólica de 5,5 quilômetros com mais de mil participantes, parte deles fantasiada. Também foram inauguradas frisas e camarotes, além de um novo sistema de sonorização.

Ao todo, serão 12.500 lugares a mais na Sapucaí. As obras, que custaram R$ 30 milhões, foram custeadas pela Ambev. Apenas recentemente, em sua terceira tentativa, a prefeitura conseguiu autorização para colocar abaixo a fábrica da Brahma. O local estava desativado há cerca de duas décadas, mas o tombamento impedia qualquer modificação no prédio. No início da noite, baianas fizeram a lavagem da pista oficializando a entrega da Sapucaí aos cariocas e a abertura da avenida para o Carnaval 2012.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895