Nise da Silveira ganha mostra em São Paulo

Nise da Silveira ganha mostra em São Paulo

Vida e obra de psiquiatra e pensadora ficarão expostas no Itaú Cultural até dia 28 de janeiro

Correio do Povo

Psiquiatra e pensadora alagoana Nise da Silveira

publicidade

Um grande mapa-múndi bordado à mão e suspenso no ar aponta os lugares no mundo que a ciência e a filosofia de Nise da Silveira (1905-1999) tocaram com sua delicadeza e garra. Com cartas e ideias, ou presencialmente, o seu pensamento alcançou 31 cidades, em nove países, incluindo o Brasil. A Ocupação Nise da Silveira, inaugurada no final de novembro, fica em cartaz até 28 de janeiro, no piso 1 e térreo do Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149), em São Paulo.

A mostra leva o visitante a percorrer a vida e obra desta brasileira singular nascida em Maceió, Alagoas. Numa parte da mostra, um dos vídeos em exibição acompanha a chamada “psiquiatra rebelde” com Carl Gustav Jung (1875-1961) caminhando pelo II Congresso Internacional de Psiquiatria, em Zurique, 1957. A Ocupação tem uma vasta correspondência, fotos pessoais, manuscritos – boa parte, documentos inéditos – e tudo o que coube no baú sem fundo da doutora, que já foi retratada em filme protagonizado por Glória Pires (em exibição no Netflix).

Com curadoria da equipe do Itaú Cultural – Núcleos de Comunicação e Educativo, ao lado do diretor do Museu de Imagens do Inconsciente (MII) Luís Carlos Mello, Lula, a mostra revela de maneira ampla o acervo pessoal de Nise, abrigado no MII, fundado por ela em 1952 no Rio de Janeiro. Mais: pelo www.itaucultural.org.br/ocupacao/nise-da-silveira.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895