A apuração dos resultados ocorreu na tarde desta quarta-feira, no Ginásio Farydo Salomão, na Praça Saraiva, na presença dos representantes e torcidas das concorrentes. Os jurados observaram os quesitos, Comissão de Frente, Adereços e Alegorias, Bateria, Mestre-sala e Porta-bandeira, Harmonia, Fantasia, Evolução e Tema-enredo. Na apuração, foi verificado que no quesito Fantasia não foi colocada nota para a Unidos do Mé e a divulgação dos resultados precisou ser interrompida. O problema foi resolvido em uma reunião da Liga Independente das Escolas e Entidades do Samba do Rio Grande (LIEESA) e da Comissão do Carnaval com representantes das cinco entidades carnavalescas que concorreram pelo Grupo Especial. Como a jurada não colocou a nota, mas na justificativa escreveu "uniformidade" para o Mé, a solução definida foi dar 10 em Fantasia para todas as escolas do Grupo.
O título de campeã foi bastante comemorado pela direção e torcida da Unidos da Rheingantz ainda no Ginásio Farydo Salomão. A presidente Gilda Maria Oliveira, emocionada, atribuiu a conquista à persistência e ao trabalho realizado de março de 2011 até fevereiro deste ano pela comunidade da Rheingantz para colocar a escola na rua. "Essa vitória é desse povo que confia no nosso trabalho", ressaltou. Sobre a solução encontrada para resolver o problema da ausência da nota da Unidos do Mé no quesito Fantasia, disse ter sido justa devido à justificativa.
"Nos tiraram o doce da boca", disse Elionara Rech, da comissão de Carnaval da vice-campeã. Conforme ela, a comunidade da Unidos do Mé ficou frustrada, mas respeita o resultado. "Fomos abandonados pelo presidente e colocamos a escola na rua com raça e coragem em homenagem ao nosso ex-presidente (Luis Porciúncula, que morreu no ano passado)", observou.
Grupo de Acesso
No Grupo de Acesso, a campeã foi a Acadêmicos da P-1, do bairro Profilurb I, que sobe para o Grupo Especial em 2013. O título de vice-campeã ficou com a Unidos da Zona Oeste.