Nobel da Paz Nadia Murad é uma das atrações do Fronteiras do Pensamento

Nobel da Paz Nadia Murad é uma das atrações do Fronteiras do Pensamento

Ativista iraquiana está confirmada para a temporada 2023 do ciclo de conferências que terá início em maio, em Porto Alegre

Arte & Agenda

Ativista iraquiana Nadia Murad foi Nobel da Paz em 2018

publicidade

A temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento terá a presença de uma das vozes mais corajosas e transformadoras da contemporaneidade. Nadia Murad, ativista vencedora do Nobel da Paz, participará do ciclo de conferências que terá início em maio em Porto Alegre. A programação completa, com datas e local das conferências, será divulgada na próxima segunda-feira, 10 de abril, às 19h30min, em evento para convidados e imprensa, na Casa da Memória Unimed Federação/RS.  

Nascida no Iraque, Nadia viveu até os 21 anos em uma pequena comunidade yazidi, grupo étnico-religioso de origem curda. O destino da jovem mudou em 2014, quando membros do Estado Islâmico (EI) invadiram a região e mataram 600 pessoas, incluindo seis de seus irmãos. No episódio, Nadia foi brutalmente separada de sua família para se tornar escrava sexual. Alguns meses depois, conseguiu escapar. Tornou-se, então, uma militante dedicada ao fim da violência sexual e à condenação do EI por crimes de genocídio. Seu trabalho impulsionou investigações do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e segue até hoje obtendo condenações dos envolvidos por meio de julgamentos internacionais.

Em reconhecimento ao seu ativismo, Nadia recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 2018. Na ocasião, dividiu o prêmio com o médico congolês Denis Mukwege, que também já participou do Fronteiras do Pensamento nos anos de 2010 e 2019, e luta igualmente pelo fim violência sexual em conflitos bélicos.

O Fronteiras do Pensamento tem 17 anos de história e se consolidou como uma das mais prestigiadas plataformas culturais do país, totalizando mais de 300 convidados e 300 mil pessoas impactadas.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895