Noite de Globo de Ouro 2021

Noite de Globo de Ouro 2021

Com a premiação do 78º Globo de Ouro, começa a corrida das competições do mundo do cinema e da TV em meio à nova polêmica sobre credibilidade e corrupção no evento promovido pela associação que reúne a imprensa estrangeira nos EUA

Marcos Santuario

"Mank", da Netflix, é um dos campeões em indicações nas categorias do Globo de Ouro

publicidade

Reconhecida como importante prévia do Oscar, a cerimônia anual de premiação do Globo de Ouro, que chega à sua 78ª edição, está marcada para ocorrer na noite deste domingo. O prêmio é concedido pela Hollywood Foreign Press Association (HFPA), que reúne jornalistas estrangeiros nos EUA. Neste 2021, as atrizes Tina Fey e Amy Poehler comandam a cerimônia de entrega em dois locais diferentes: Fey apresentará do topo do Rockefeller Center em Nova Iorque e Pehler estará em Beverly Hills. Uma das grandes homenagens da noite será para a veterana atriz Jane Fonda, que recebe o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra, em celebração à sua carreira de cerca de 60 anos no cinema e na televisão. O astro de “Black-ish”, Anthony Anderson, e Kenan Thompson, de “Kenan & Kel’s”, também estão entre os nomes confirmados para comandar a premiação. A notícia veio depois que Kevin Bacon e sua esposa Kyra Sedgwick, Sterling K. Brown, Michael Douglas e sua mulher Catherine Zeta-Jones e Susan Kelechi Watson também foram anunciados como apresentadores. Awkwafina, Cynthia Erivo, Annie Mumolo, Joaquin Phoenix, Kristen Wiig e Renée Zellweger são outros famosos cujos nomes já haviam sido revelados anteriormente para comandar a premiação. 

Quanto à competição em si, a Netflix está à frente. O longa “Mank” e a série “The Crown”, ambas produções da plataforma, lideram as indicações, com seis citações cada. O longa “Mank” concorre nas categorias Filme, Ator, Atriz Coadjuvante, Direção, Roteiro e Trilha Sonora. No filme, dirigido por David Fincher, a Hollywood da década de 30 é vista pelo olhar crítico do roteirista Herman J. Mankiewicz, em meio aos seus esforços para terminar o roteiro de “Cidadão Kane”. Já a série 'The Crown”, em que o diretor Peter Morgan mostra uma história biográfica sobre o reinado da Rainha Elizabeth II do Reino Unido, teve indicações em Melhor Ator em Série de Televisão, Melhor Atriz em Série de Televisão e Melhor Série de Televisão. Gillian Anderson e Helena Bonham Carter também foram nomeadas para o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por suas atuações na série.

Enquanto se espera o resultado do Globo de Ouro, convive-se por aqui com novas acusações de que a premiação estaria envolvida em corrupção por indicações de filmes e séries para o prêmio. As denúncias da vez surgiram em reportagem do jornal norte-americano Los Angeles Times, no último domingo dia 21. Segundo a denúncia, os membros da HFPA aceitariam dinheiro, vantagens e presentes para favorecer alguns candidatos.

Enquanto não são judicialmente provadas, as acusações abrem mais espaço para especulações e interesses e o evento deste domingo pode ser assistido pela TNT no Brasil, a partir das 22h. Mas antes da premiação oficial ocorre o préshow no Twitter, às 20h. A atriz Sofia Carson e a repórter Zuri Hall ancoram durante hora e meia, a partir do Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles. Haverá, ainda, um painel de discussão sobre os indicados deste ano e a atriz mexicana Yalitza Aparicio, dois anos após sua estreia no multipremiado filme “Roma”, falará, ao lado da espanhola Leticia Sahagún, sobre os indicados deste ano. 

Veja a lista de indicados ao Globo de Ouro 2021


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895