Arte & Agenda

Noite dos Museus 2024 ganha data e abre três editais para seleção de artistas

Evento voltará a movimentar as ruas e os espaços culturais de Porto Alegre no dia 18 de maio

Em 2023, Noite movimentou a Praça da Alfândega com shows e visitações aos museus
Em 2023, Noite movimentou a Praça da Alfândega com shows e visitações aos museus Foto : For Real Company / Divulgação / CP

Noite dos Museus voltará a movimentar as ruas e os espaços culturais de Porto Alegre no dia 18 de maio. Em sua oitava edição, o projeto abrangerá cerca de 20 instituições para visitação, das 18h até a meia-noite, e abrigará diversas manifestações culturais, que vão da música ao teatro, passando por diferentes performances artísticas realizadas dentro e fora desses espaços.

Entre os espaços confirmados estão Centro Cultural da UFRGS, Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Cinemateca Capitólio, Espaço Força e Luz, Fundação Ecarta, Galeria de Arte do DMAE, Goethe-Institut, Museu da Brigada Militar, Museu da UFRGS, Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Museu Militar do Comando Militar do Sul, Palácio Piratini, Pinacoteca Ruben Berta, Planetário da UFRGS e Theatro São Pedro, além de novidades, que serão anunciadas em breve.

Editais para artistas

Os artistas participantes desta edição serão selecionados através de três editais públicos. Para as apresentações no dia do evento, há duas convocatórias: uma de artes cênicas, que contempla expressões como teatro, dança, circo, saraus, slams e contação de histórias; e uma de música, em que é necessário o envio de repertório 100% autoral, dos gêneros instrumental, erudito e popular.

O terceiro edital é de artes visuais e selecionará 30 obras fotográficas que serão expostas em uma fotogaleria de grandes dimensões, que será inaugurada na noite do evento, em um dos espaços participantes. Para compor a mostra, é necessário enviar trabalhos dentro da temática "Porto Alegre Natural - As cores vivas da capital".

Artistas interessados em participar desta edição podem se inscrever gratuitamente, a partir de hoje, no site do evento.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 29 de janeiro, pelo site do evento. Os inscritos devem ser pessoas jurídicas legalmente constituídas ou microempreendedores individuais (MEI) que contemplem atividades de artes cênicas, dança, espetáculos artísticos e produção musical ou teatral em seus estatutos ou contratos sociais.

O que é a Noite dos Museus?
Desde que estreou em Porto Alegre, em 2016, o Noite dos Museus já reuniu cerca de 578 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada edição - somente em 2023, foram mais de 185 mil participantes. A iniciativa surgiu a partir de uma pesquisa do IBGE que indicava que 96% da população brasileira não frequentava museus ou jamais tinha apreciado uma exposição de arte. "Posteriormente, começamos a pesquisar localmente porque as pessoas não costumavam visitar museus em Porto Alegre, mesmo eles sendo totalmente gratuitos. Oferecer uma perspectiva que ajude a tirar a imagem dos museus como algo chato, estático, para poucos, foi um dos motivos que nos levou a realizar o projeto em 2016", conta Rodrigo Nascimento, idealizador do projeto.

Desde então, o Noite dos Museus passou a realizar edições anuais na capital gaúcha. Mesmo em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus, dando continuidade à conexão entre o público e os espaços culturais da cidade. No mesmo ano, o projeto também lançou o portal noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 9 de junho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio