Arte & Agenda

Noite dos Museus terá mais de 40 apresentações musicais em Porto Alegre

Evento gratuito acontece no dia 20 de maio em diferentes museus da Capital

Projeto também terá ações específicas para animar o público infantil
Projeto também terá ações específicas para animar o público infantil Foto : Felipe Fraga / Divulgação / CP
A segunda edição do Noite dos Museus apresenta em 20 de maio mais de 40 espetáculos musicais em diferentes espaços de Porto Alegre. Das 19h até a meia-noite, músicos como Bebeto Alves, Renato Borghetti, Ernesto Fagundes, Thiago Ramil, Antonio Villeroy e Nani Medeiros vão dar ritmo aos centros culturais. Com entrada gratuita, o evento também terá jam sessions entre os artistas e grandes performances da Orquestra de Flautas Transversas do Instituto Popular de Arte-Educação e do Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense.

Neste ano, as apresentações acontecem no Planetário (Ipiranga, 2000), no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (João Alfredo, 582) e no Museu Júlio de Castilhos (Duque de Caxias, 1205 ), também participam do evento neste ano o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Pça. da Alfândega, s/nº), Museu de Arte Contemporânea (Rua dos Andradas, 736), Museu da UFRGS (Osvaldo Aranha, 277), Memorial do Rio Grande do Sul (Pça. da Alfândega, s/nº), Pinacoteca Ruben Berta (Duque de Caxias, 973), Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2000) e Instituto Goethe (24 de Outubro, 112).

O projeto terá ações específicas para animar o público infantil. O Planetário receberá uma participação diferenciada da Orquestra de Brinquedos e uma visita do Mini Museu de Brinquedo da Alice Urbim. A Kombi 1961 que guarda o acervo especial do projeto ficará estacionada em frente ao local durante toda a noite. Uma outra novidade é a realização de um pequeno festival para resgatar a memória musical afro-brasileira no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo com apresentações de Negra Jaque, Alabê Ôni, Floresta Aurora, Afro-Sul Odomode e a formação de uma roda de capoeira e de uma roda de samba.

Confira a programação completa da 2ª edição da Noite dos Museus

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s/nº)
19h - Maracatu Trovão
20h30min - Bebeto Alves
22h - Pedro Dom
23h - Orquestra de Flautas Transversas do Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE)

Museu de Arte Contemporânea (Andradas, 736)
19h30min - CCOMA
20h30min - Thiago Ramil
22h - Felipe Zancanaro
23h - Jam Session com Thiago Ramil e Felipe Zancanaro

Pinacoteca Ruben Berta (Duque de Caxias, 973)
19h30min - Choro das Gurias
20h30min - Catarina Domenici e James Correa
22h - João Carlos Maldonado
23h - Jam Session com João Carlos Maldonado e Catarina Domenici

Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s/nº)
19h30min - Renato Borghetti, Renato Müller e Fábrica de Gaiteiros
20h30min - Antonio Villeroy
21h30min - Ernesto e Paulinho Fagundes
23h - Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (João Alfredo, 582)
19h30min - Floresta Aurora
20h15min - Afro-Sul Odomode
21h - Roda de Capoeira com Africanamente
21h45min - Negra Jaque
22h30min - Alabê Ôni
23h - Roda de Samba com Mestre Paraquedas, Pâmela Amaro, Eduardo Moreira, Andressa Ferreira e convidados

Planetário (Ipiranga, 2000)
19h30min - Felipe Zancanaro
21h - Orquestra de Brinquedos
22h30min - Fernando Cordella e Artur Elias Carneiro - Música das Esferas II
23h30min - Kula Jazz

Museu da UFRGS (Osvaldo Aranha, 277)
19h30min - Areal do Futuro
20h30min - Daniel Wolff e Christine Beard
22h - Amauri Iablonovski & Michel Dorfman
23h - Milene Aliverti

Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2000)
19h30min - Pedro Dom
20h30min - Milene Aliverti
22h - Zé Flávio Trio
23h - Amauri Iablonovski & Michel Dorfman

Museu Júlio de Castilhos (Duque de Caxias, 1205)
19h30min
- João Carlos Maldonado
20h30min - Kula Jazz
22h - Ò?s?é?è?túrá Africa'njazz
23h30min - CCOMA

Instituto Goethe (24 de Outubro, 112)
19h30min
- Orquestra de Flautas Transversas do Instituto Popular de Arte-Eduaação (IPDAE)
20h30min - Alabê Oni
22h - Nani Medeiros
23h - Daniel Wolff e Christine Beard

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 17 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio