Noite dos Museus traz cultura e movimento para as ruas de Porto Alegre
Maratona Cultural ocorreu neste sábado, dia 7, com programação extensa até a meia noite nos quatro cantos da cidade
publicidade
Por Carolina Santos e Laura Copelli
O Noite dos Museus chegou em sua 8ª edição com grande estilo, e como sempre, movimentou as ruas de Porto Alegre. A animação do público foi contagiante e ficou claro que o povo da capital gaúcha ansiava pela maratona cultural, após as enchentes de maio, que acabou por impedir a realização do evento por duas vezes. O clima ajudou, havia uma grande preocupação com a chuva, que não aconteceu, a temperatura continuou amena por toda a noite, em um típica noite de verão. Para além dos locais culturais da cidade, as ruas do Centro Histórico se encheram de ambulantes, a rua Sete de Setembro, por exemplo, estava fechada e em cada centímetro havia uma barraca vendendo comida e bebidas.
Rodrigo Nascimento, organizador do evento, comentou como construir esta edição foi um desafio para produção do Noite dos Museus, “A gente já estava com tudo pronto, faltando apenas duas semanas, veio a enchente e tivemos que parar com tudo. Isso nos fez refletir muito sobre a realização da edição esse ano ainda”, disse. Entre os motivos, ele citou o investimento financeiro feito, o que dificulta a captação de recursos para uma nova data, porém a equipe do Noite, entendeu que o evento era necessário “para virar a página e começar 2025 outro astral” .
O evento, que aconteceu neste sábado, dia 7, e abriu 25 instituições para visitação, com acesso gratuito ao acervo desses espaços. Além disso, foram mais de 80 atrações artísticas, incluindo dois grandes palcos, um no Cais Embarcadero e outro na Praça da Alfândega. Este último teve como primeira atração o cortejo do bloco Maracatu Truvão, que foi trazendo o público para a frente do palco. Mais para o final da noite, por volta das 21h, o local já havia se transformando, com uma multidão entusiasmada com os shows da noite, entre eles estiveram as apresentações de Funkalister, Sopre Suas Feras, Clarissa Ferreira e Banda, Guará e Edu K e Banda.
O cortejo do Maracatu Truvão está chegando na Praça da Alfândega para abrir os shows do Noite dos Museus . pic.twitter.com/8X2Kj1lGCH
— arte&agenda (@arteeagenda) December 7, 2024
O público é gigante aqui na Praça da Alfândega. Agora no palco, Clarissa Ferreira & Banda . Às 22h é a vez da banda Guará e para finalizar a noite Edu K e Banda sobem no palco. pic.twitter.com/WRW6YFejXZ
— arte&agenda (@arteeagenda) December 8, 2024
No Clube do Comércio a exposição “Grande Sertões”, com curadoria da própria artista, Graça Craidy e que retrata, em 52 obras, os principais personagens, a flora e a fauna do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, recebeu um bom público. Além disso, os ingressos para a visita mediada foram esgotados, ela contou com a participação da artista da mostra e contava a história do prédio, com seus vitrais detalhados e arquitetura de mais de 120 anos. A primeira apresentação no local foi a performance de dança “Engrenagem”, que mesmo cedo, teve bastante público e impressionou com sua inventividade ao misturar sapateado, música contemporânea e lasers.
No Clube do Comércio, a exposição "Grande Sertão", da artista Graça Craidy, tem grande procura do público, porém não há filas no local. pic.twitter.com/4xpJ15PakZ
— arte&agenda (@arteeagenda) December 7, 2024
Começa agora uma vista mediada ao prédio do Clube do Comércio. Enquanto isso, no Salão dos Espelhos, ocorre a performance de dança "Engrenagem". pic.twitter.com/6qGXmEkqIv
— arte&agenda (@arteeagenda) December 7, 2024
O público se reuniu na Praça da Matriz, por volta das 19h, para apreciar a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, na esplanada em frente ao Memorial do Judiciário, que recebia filas para adentrar ao prédio, com suas três exposições: “50 do TJRS: desafios e conquistas”, “As Sedes do Tribunal de Justiça” e “Casando em um Palácio”. O prédio também recebeu algumas intervenções na fachada com projeções.
Multidão se reúne para assistir a Orquestra Jovem em frente ao Memorial do Judiciário.
— arte&agenda (@arteeagenda) December 7, 2024
O público enfrenta uma grande fila para entrar no Palácio da Justiça e conferir as três exposições disponíveis. pic.twitter.com/2evUdEZaPl
Apesar das filas, que marcaram a frente da maioria das instituições culturais, nenhuma se comparou à fila para adentrar o Palácio Piratini, que passava a Catedral Metropolitana e descia a lomba da rua Espírito Santo. Ao perguntar para o público qual era a maior motivação para a espera, a resposta foi unânime: curiosidade. As pessoas queriam muito explorar a sede do Poder Executivo e a residência oficial do governador do estado do Rio Grande do Sul. No local a única atração ocorreu às 18h30min, a peça teatral “Corra, que as Palhaças Vêm Aí!” e não havia nenhuma exposição.
A fila para entrar no Palácio Piratini é de virar o quarteirão. O que está motivando o público na espera, é a curiosidade em conhecer dentro do local. pic.twitter.com/PkSIjaUzI8
— arte&agenda (@arteeagenda) December 7, 2024
Thays Prado se apresentou por volta das 20h na Pinacoteca Ruben Berta, em um show no pátio do espaço cultural, em que apresentou música do seu álbum “Falta de Jeito”. A exposição coletiva “Articulações” foi muito popular, a visita mediada contou a presença da artista Mariana Wartchow, “eu pude falar com o público sobre o processo do trabalho, eu trouxe cianotipias no papel e na cerâmica, então todo o processo de contar como é feito, como eu faço as escolhas que vem antes do trabalho”, comentou.
A fila, também, está grande para a entrada na Pinacoteca Ruben Berta. Às 20h acontece o show da Thays Prado. pic.twitter.com/tgs9ph3h58
— arte&agenda (@arteeagenda) December 7, 2024
Na Cinemateca Capitólio a fila, também, era grande, ela foi necessária para a retirada de senhas, que se deu por ordem de chegada, as atrações envolveram dois curtas, a peça “Caio em Construção”, um documentário e a Sessão Maldita que teve início à meia noite. A visita mediada teve ingressos sobrando, então os interessados que estavam no local puderam aproveitar a oportunidade da mediação às exposições “Exposição permanente sobre a história do prédio” e “Acervo Caio Fernando de Abreu”.
Os shows no Mercado Público foram agitados e com uma grande quantidade de espectadores. Bibiana Petek, por volta das 21h, iniciou seu show com sua banda e fez o público dançar. A paulista Adriana, que está de passagem em Porto Alegre, acompanhou os shows do Mercado desde o começo do Noite, ela comentou como o momento estava maravilhoso, “acho incrível essa vida de volta à cidade, tô achando incrível ver tanta gente dentro do mercado”. O local recebeu uma única visita mediada às 18h, que teve os ingressos esgotados rapidamente.
Agora no Mercado Público vai começar o show Bibiana Petek & Grupo. O local conta com a maioria dos bares abertos. pic.twitter.com/EhJplUgD3U
— arte&agenda (@arteeagenda) December 8, 2024
O Paço Municipal, que abriga o Museu de Arte de Porto Alegre, recebeu muitas pessoas, o local tem em cartaz sete exposições, das mais variadas, com esculturas e pinturas nos mais diversos materiais. Apesar de não contar com nenhuma outra atração, as mostras foram suficientes para atrair a população.
No campus centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul o movimento começou cedo. A entrada do Museu da UFRGS acumulava filas logo no início do evento às 18h30min e o limite de capacidade tornou a espera ainda maior. No estacionamento, ao lado do Museu, os visitantes se acumularam ao longo da noite para curtir os shows programados. Ao lado, também no campus, o Centro Cultural exibia as exposições “Bando de Barro Invade: 20 Anos”, “Transparência e Opacidade I: Fotografia” e “Ubuntu”. Apesar das inúmeras atrações, no Centro, a maior parte do público se reuniu para conferir as apresentações musicais que começaram ainda às 18h.
📍Aqui ao lado do Museu da UFRGS o público começa a se reunir para conferir as atrações musicais no palco montado no estacionamento da Instituição.
— arte&agenda (@arteeagenda) December 7, 2024
A primeira atração é Cigarra - Linha de Frente, que subiu no palco às 18h30min. pic.twitter.com/p5c5gzWFKX
No Museu da UFRGS as filas começam a se formar para conferir as exposições.
— arte&agenda (@arteeagenda) December 7, 2024
Ao lado, no Centro Cultural, as apresentações musicais são destaque. pic.twitter.com/yKQWRWb6Tc
Estreante no roteiro, o Museu de Anatomia da UFCSPA, o MAUPoa, recebeu filas que ultrapassaram o portão da Instituição. Com limite de público estabelecido por espaço, os visitantes esperavam ansiosos para conferir o interior do local. Com auxílio de guias, boa parte dos espectadores tinha curiosidade para ver de perto as peças anatômicas catalogadas pelo MAUPoa. Outro destaque que motivava a fila extensa foram as atrações musicais que, às 19h30, trouxeram ao palco a Orquestra Villa-Lobos e convidados, fazendo com que o público sentasse até mesmo nas escadas para conferir o espetáculo.
📍 No Museu de Anatomia da UFCSPA o movimento está intenso com filas para além dos portões da Instituição.
— arte&agenda (@arteeagenda) December 7, 2024
Devido ao movimento, o acesso ao local está lento e com público limitado.
O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo não estava com exposições abertas. A programação se concentrou no pátio da Instituição, que recebeu três apresentações musicais das 18h30 às 21h30. Com o vasto tempo entre uma apresentação e outra, o público acabou se dissipando e muitos não entravam no local ao perceber que não havia mostras artísticas abertas ao público.
No Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, a movimentação é pequena.
— arte&agenda (@arteeagenda) December 7, 2024
O público presente aguarda a apresentação de Paola Kirst que inicia às 21h30. pic.twitter.com/ossK2OKuz8
Na entrada do Museu, uma equipe promove uma ação de conscientização sobre ISTs e distribuição de preservativos. Também é possível realizar testes rápidos para sífilis.
— arte&agenda (@arteeagenda) December 7, 2024
Na Praça do DMAE a movimentação se acumulava em frente ao palco montado na parte superior. Com projeções luminosas no prédio histórico, o palco montado no gramado recebeu atrações de Jazz que convidam o público a sentar pela grama com cangas e cadeiras de praia. Na Galeria de Arte do DMAE, a exposição “Marcas da Enchente” chamava a atenção dos espectadores com imagens projetadas em um grande telão. Também na praça, uma feira com bebidas, comidas e produtos artesanais. O comerciante Márcio relata que o público esteve muito receptivo durante todo o evento. “Pessoal tem sido super receptivo e animado, alavancou bastante as vendas”, completa.
📍Visitantes tomam conta do gramado da Praça do DMAE para assistir show de Jazz. Alguns espalham cadeiras e cangas pelo gramado.
— arte&agenda (@arteeagenda) December 8, 2024
Movimento intenso também na galeria para a visitação das exposições. pic.twitter.com/7McF7CQlg6
Ponto final para grande parte da multidão, o Cais Embarcadero esteve com grande parte dos estabelecimentos e restaurantes abertos durante o evento. Por isso, os visitantes se aglomeravam em filas em frente aos containers de comidas rápidas em frente a Orla. No palco musical, a população aguardava ansiosa pela apresentação final que levou ao palco a cantora Cristal e o produtor musical Duda Raupp.
No Cais Embarcadero o público curte apresentação de rock e aproveita os estabelecimentos abertos para comer. pic.twitter.com/JsKsADkXWt
— arte&agenda (@arteeagenda) December 8, 2024
Rodrigo Nascimento já indicou que a 9ª edição está prevista para 17 de maio de 2025, “no entanto, a gente vai avaliar o comportamento do público”, comentou. Ele também apontou que talvez a organização trabalhe com duas Noites dos Museus no mesmo ano, porém no momento está tudo em uma fase de concepção.
Confira vídeo da cobertura:
Confira galeria de fotos: