"Noites no Centro Histórico" ocorrem nesta quinta e sexta-feira em Rio Grande

"Noites no Centro Histórico" ocorrem nesta quinta e sexta-feira em Rio Grande

Museus e espaços culturais terão visitação gratuita entre 18h30min e meia-noite

Angelica Silveira

Atividades culturais serão realizadas em diversos espaços da cidade

publicidade

Para que a população conheça um pouco mais da história e da cultura do município e mantenha o sentimento de pertencimento, será realizada mais uma edição da Noite no Centro Histórico na cidade de Rio Grande nesta quinta e sexta-feira (dias 18 e 19 de maio). Na oportunidade, o Museu Oceanográfico, o Museu Naval, a Fototeca Municipal, a Prefeitura, a Câmara do Comércio, o Museu da Cidade do Rio Grande, o Mercado Público, o Prédio da Alfandega e a Bibliotheca Rio-grandense são alguns dos espaços que estarão abertos para a visitação gratuita entre 18h30min e meia-noite.

Também estão programadas diversas atividades culturais. A Noite no Centro Histórico começa às 18h com a projeção mapeada “À luz da memória: Patrimônio em evidência” no Prédio da Alfândega. A abertura oficial será no palco principal montado na Praça Xavier Ferreira, às 19h. Atores representando personagens históricos de Rio Grande, como a médica Rita Lobato, por exemplo, farão intervenções no Museu da Cidade. Carmen Silva que foi a primeira feminista a começar o movimento no país será representada na Bibliotheca.  A Orquestra de Picada Café irá se apresentar no Palco Principal. Às 20h começa a exibição gratuita do filme "Asterix e o Domínio dos Deuses", no Museu Oceanográfico. 

Às 20h20min começam os tiros de canhão no Cais do Porto. A banda de fuzileiros navais irá se apresentar no Largo Mercado Público. O saxofonista Douglas Vallejos estará na Fototeca Municipal, assim como a violinista Yasmin Trechs. Johnny e Zé do Banjo se apresentam no Mercado Público.

A partir das 22h tem teatro musical, com a peça Memórias de Nanom, Histórias da Mangacha, no Teatro do Comércio. A peça deve contar a história do antigo cabaré que era sucesso na cidade com vários espetáculos. A primeira-dama e secretária Municipal de Turismo Luciane Compiani Branco conta que o evento começou em 2016. “A iniciativa foi minha como vereadora. Envolvemos a abertura dos museus com atrações locais”, conta. Um evento teste foi feito durante a pandemia e no ano passado a Noite no Centro Histórico voltou a ser realizada plenamente. “São mais de 25 artistas locais envolvidos com o evento deste ano, além das atrações de outras cidades”, enumera. Além de todos os museus localizados no Centro Histórico que estarão abertos até a meia-noite, também haverá passeios de escuna (em parceria com uma empresa, com saída atrás do Mercado Público) e de trem (este gratuito) que deverá passar pelos museus, com um guia turístico contando a história da cidade.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895