Nova chefia de reportagem assume na Rádio Guaíba

Nova chefia de reportagem assume na Rádio Guaíba

Com experiências em diferentes veículos de comunicação, jornalista Marco Poli iniciou seus trabalhos no meio com Flávio Alcaraz Gomes

Correio do Povo

Marco Poli, em julho deste ano, completará 44 anos de redação e reportagem

publicidade

O jornalista Marco Poli assume a chefia de reportagem Rádio Guaíba, que completa 66 anos no próximo dia 30 de abril. O profissional conta com experiência em diferentes frentes: rádio, correspondente de guerra, produção cultural, marketing e até porta-voz do governo dos EUA, sob a presidência de Ronald Reagan. 

O diretor-geral da Rádio Guaíba, Jefferson Torres, destaca: "o Poli chega com todas as credenciais para desempenhar chefia de reportagem da Rádio Guaíba, no patamar que uma emissora histórica exige. Estamos felizes pela chegada dele e temos a certeza de que iniciamos uma parceria de sucesso".

Poli reflete que são quatro décadas de Jornalismo, em todas as variáveis possíveis, incluindo consultorias, mentorias, assessorias e marketing. “Agora retorno à raiz daquilo que move o meu coração: a reportagem, graças ao convite da maior referência em hard news do Rio Grande do Sul, a Rádio Guaíba. Convite aceito, com muita honra”. 

São 44 anos de redação e reportagem

Marco Poli, em julho deste ano, completará 44 anos de redação e reportagem. Iniciou com Flávio Alcaraz Gomes, nos Diários Associados - Rádio Farroupilha- em 1979, passando naquele mesmo ano para a TV Piratini, do mesmo grupo, onde chegou a Diretor de Imagens. Com o encerramento do canal, dirigiu-se à América Central, onde atuou correspondente das guerras civis da Nicarágua e El Salvador. Em seu retorno a Porto Alegre, ingressou na TVE, como Diretor de Imagens, chegando a Coordenador de Programação.

Formado em Jornalismo, em 1982, pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Ufrgs (Fabico), foi morar em San Francisco, nos EUA, aprimorando os conhecimentos e atividades em Produção Cultural. Ao retornar, conquistou colocação na Rede Atlântida FM. No mesmo período realizou seu primeiro trabalho de Marketing Eleitoral, executando o programa de rádio que elegeu Alceu Collares, prefeito da Capital. Em janeiro de 1985 assumiu a Comunicação da Carris - Companhia Carris Porto-Alegrense e prestou concurso público para o United States Information Service (USIS), conquistando aprovação em primeiro lugar e consequente indicação como Porta-Voz do governo dos EUA, sob a presidência de Ronald Reagan. 

Atuou como correspondente da Agência Reuters de Notícias para o Mercosul. Foi tradutor de quadrinhos clássicos para a editora L&PM, onde entre muitos títulos trouxe à língua portuguesa brasileira, versões de Spirit, Recruta Zero e Freak Brothers. 

Teve passagem pela Band-RS, como Editor de Cultura, retornando à Atlântida e, enfim, fundou empresa própria de produção de programas de rádio, PR2 Comunicação. Filiou-se à National American TV Producer Executives (Natpe), maior feira mundial de programas de TV, sediada nos EUA e à Miptv, maior feira europeia do setor. 

Ao fim do século 20 ingressou no universo online e, no início deste milênio, criou o primeiro portal de notícias na internet do RS: capitalgaucha.com.br. Desde então, não mais abandonou a grande rede mundial, especialmente as redes sociais, com as quais opera desde 2002, momento em que iniciou a produção de podcasts via Rádio PR2 On Line.

Ao celebrar meio século de vida em Roma, teve de abandonar o turismo pois, no dia seguinte ao aniversário, aconteceu o terremoto que devastou a cidade de L’Aquila. Foi o único repórter sul-americano correspondente a publicar notícias do local.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895