Nova edição do Grafite de Giz recebe Antônio Augusto Bueno

Nova edição do Grafite de Giz recebe Antônio Augusto Bueno

Artista cria obra inspirada em elementos da natureza em painel no Centro Cultural da Ufrgs

Correio do Povo

A poética de Antônio é centrada em elementos da natureza, como flores, frutos e pedras, que coleta em suas caminhadas habituais por Porto Alegre

publicidade

Na última edição do projeto Grafite de Giz deste ano, o artista visual Antônio Augusto Bueno elabora “Toda transformação também é primavera” no painel da entrada do Centro Cultural da Ufrgs (rua Eng. Luiz Englert, 333). A execução do trabalho já pode ser acompanhada pelo público a partir desta segunda-feira, 27. O painel pode ser visitado até o dia 25 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, com entrada franca.

Bacharel em Desenho (2004) e em Escultura (2008) pela Ufrgs, Antônio explora diferentes linguagens artísticas, como desenho, pintura, gravura, escultura, instalação e vídeo. Sua poética é centrada em elementos da natureza — flores, frutos e pedras — que coleta em suas caminhadas habituais por Porto Alegre. O artista também mantém um atelier próprio, o Jabutipê, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre.

“Toda transformação também é primavera” faz parte de um projeto experimental do artista, pautado na observação da passagem do tempo por meio das mudanças observadas na natureza. Desde o início da primavera, Antônio passou a fazer desenhos de observação, fotografias e serigrafias de flores coletadas nas ruas, por vezes fazendo uso de materiais não convencionais, como esmalte de unhas. 

O Grafite de Giz é um projeto criado pela professora Laura Castilhos em 2019. A proposta é desafiar os artistas convidados a deixarem de lado seus suportes tradicionais para explorar as potencialidades do giz. A partir da edição de setembro de 2023, a curadoria passou a ser da professora Jéssica Becker, do Instituto de Artes da Ufrgs. No dia 5 de dezembro, terça-feira, às 17h30, ela conduz um bate-papo com Antônio Augusto Bueno sobre seu trabalho e o processo de criação do mural. A atividade é gratuita e aberta ao público em geral. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895