Nova exposição na escadaria da Borges

Nova exposição na escadaria da Borges

Mostra ‘ir/real’ abriu na segunda-feira e apresenta imagens feitas por Marcos Monteiro

Fotografia que integra a exposição

publicidade

Porto Alegre recebe, desde segunda-feira (dia 3 de maio), a exposição “ir/real” na Galeria Escadaria, no Viaduto da Borges, no Centro Histórico. Ao todo são 33 cliques que transpõem a alma de Marcos Monteiro pelas lentes de uma câmera. A exposição sintetiza a carreira do fotógrafo já reconhecido por equilibrar técnica e criatividade em suas imagens. E é um convite à imaginação, já que fazem o espectador viajar na difusão entre o real e o irreal das fotografias expostas nos 16 painéis de 2m x 1m.
Segundo o fotógrafo, o nome da mostra vem da fusão entre o ir e o real: “ir em busca da foto sem planejar, quase um jazz, no improviso; e o real, que está exposto no dia a dia, na rua, no cotidiano da cidade”, revela Monteiro, que pauta seu trabalho na fotografia instantânea e quase impressionista, quando após achar a cena ideal, fica esperando o instante acontecer, sempre buscando o ser humano como foco. Morador do Centro da Capital, o autor faz de suas caminhadas pelo bairro seu momento de criação artística. As ruas, seu ateliê a céu aberto. E é este mesmo local que o artista elege como galeria para expor sua obra: “as fotografias surgem de um olhar atento, espera pacienciosa, disparo preciso e sensibilidade inquestionável. Guardam em si o tempo de espera do artista pelo momento da sobreposição natural de camadas de imagens em superfícies refletoras, do surgimento de sombras na paisagem, da inscrição de rastros de movimento no quadro fotográfico; o tempo de espera pela cena imaginada se fazer visível”, garante a curadora Dani Remião.
A exposição fica em cartaz até 30 de maio na Galeria Escadaria do viaduto da Borges de Medeiros. O acesso ao local é gratuito e a exposição pode ser contemplada 24 horas por dia, sete dias por semana.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895