Nova Prata também dá show de solidariedade no Festival Internacional de Folclore

Nova Prata também dá show de solidariedade no Festival Internacional de Folclore

Cerca de 15 mil pessoas participaram da 19ª edição do FIFNP, que teve vitória do grupo que representou a Eslováquia e arrecadou mais de duas toneladas de alimentos

Correio do Povo

Grupo campeão no festival

publicidade

Cerca de quinze mil pessoas – entre espectadores, visitantes e delegações de bailarinos – movimentaram as ruas de Nova Prata durante o 19º Festival Internacional de Folclore (FIFNP), eleito três vezes consecutivas como o melhor da modalidade no mundo.

De 6 a 10 de setembro, turismo, gastronomia e comércio do município gaúcho movimentaram seus negócios e garantiram o intercâmbio cultural entre países de três continentes com o sul do Brasil.

Além do público diário de mais de 1,5 mil pessoas, que lotou o ginásio Alcides Tarasconi durante as noites, o Festival contabilizou, ainda, mais de 50 mil visualizações pelo youtube e pelas redes sociais, já que os espetáculos também foram transmitidos ao vivo, pela internet.

Paralelamente ao evento, aconteceram as feiras do livro, artesanato e agroindústria, gastronomia e comércio, além de ações sociais. Este ano, o Festival da Solidariedade mobilizou as escolas, grupos folclóricos, entidades, empresas e supermercados da cidade e arrecadou mais de duas toneladas de alimentos, 440 quilos de ração, 600 itens de higiene pessoal e produtos de limpeza e 300 litros de água. Os donativos foram destinados a entidades beneficentes de Nova Prata e parte deles também seguiram para os municípios atingidos pelas chuvas no Estado.

No ginásio, durante as noites de espetáculo, o público presente também pode colaborar com o projeto “Água Solidária”. A cada garrafa de água doada, o Festival doou outra e ao final foram arrecadadas mais de 1,1 mil garrafas que também serão destinadas às famílias que sofreram com as enchentes.

Para o presidente do Festival, André Ulysses Nedeff, esta edição ficou marcada pela solidariedade e pelo envolvimento das pessoas. “O festival é feito de alegria, de dança, de música e de cores, mas também é feito de mensagem. O tema deste ano trouxe essa reflexão da vida simples, da importância de estender a mão para o próximo e de compreender quais são as nossas verdadeiras riquezas. O resultado do Festival da Solidariedade, que mobilizou tantas pessoas e alcançou um número tão expressivo de doações é prova de que o público entendeu a mensagem”, reflete.

Com o tema “Carta aos Governantes dos Povos”, a instituição artística Bailado Gaúcho recebeu grupos estrangeiros e grupos locais para apresentações e competições de dança. Ao todo foram quase trezentos bailarinos, além de membros das delegações. A 19ª edição também contou com a mobilização de uma equipe de mais de trezentos voluntários.

Campeonato Mundial de Danças da FIDAF

O Festival de Nova Prata é o único nas Américas a sediar um campeonato de danças folclóricas: o FIDAF Brazil World Championship. Este ano, dos dez grupos estrangeiros que participaram do evento, cinco deles (Eslováquia, Bolívia, Chile, Botsuana e Paraguai) competiram pelo título de campeão.

O concurso internacional de danças folclóricas avalia itens como técnica, figurino, música, coreografia e harmonia, além de impressão geral por uma equipe de jurados com experiência mínima de 15 júris internacionais da FIDAF. O grupo que levou o título de campeão veio da Eslováquia, seguido por Bolívia e Paraguai (segundo e terceiro colocados, respectivamente). E quem conquistou o coração dos espectadores, arrematando o Prêmio do Público foi o grupo que veio do Chile.

Além dos países que participaram do campeonato, outros cinco grupos latinos vindos da Argentina, da Colômbia, do Equador, do Panamá e da Costa Rica, marcaram presença no festival, junto a nove grupos locais e o anfitrião do evento, o Bailado Gaúcho.

Festival 2024

O festival já tem data para realização no próximo ano: acontecerá entre os dias 7 e 11 de agosto, período em que Nova Prata também estará comemorando o seu centenário de emancipação e promete ser o maior de todos os tempos.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895