Há um século, quando os trens eram a principal ligação entre comunidades no Rio Grande do Sul, a estrada de ferro até Dom Pedrito era enfatizada como fundamental nas páginas do jornal Correio do Povo, na grafia da época, em 30 de julho de 1921: "Foram reencetados com grande actividade, os trabalhos de construcção da estrada de ferro, ligando a estação de São Sebastião (...) á cidade de D. Pedrito. (...) Essa estrada, cujo ponto terminal é a fronteira do nosso paiz com a Republica Oriental do Uruguay".
Três anos depois, o jornal noticiava que eram esperadas diversas autoridades para a inauguração, em 24 de fevereiro, daquele trecho de 120 quilômetros, com Dom Pedrito como uma das estações. Ela receberia dois trens por semana saindo do distrito de São Sebastião, às terças e sextas, que chegavam após quase quatro horas de viagem.
Há mais de 40 anos desativado, o prédio centenário agora foi totalmente restaurado. Ao invés de trens, a antiga Estação Ferroviária agora se transformou na Casa de Cultura Gisele Bueno Pinto. A obra, custeada com recursos próprios da prefeitura, está com 99% dos serviços finalizados e deve ser entregue para a comunidade nas próximas semanas. Com investimento de mais de R$ 970 mil, além de abrigar os departamentos de Cultura e Turismo, o espaço contará com auditório para eventos, galeria de arte e salas para exposições e mostras artísticas e culturais.
A recuperação busca a preservação do prédio, que tem um grande valor histórico para o município. Inaugurada em fevereiro de 1924, a Estação Ferroviária de Dom Pedrito foi construída no alto da Barão do Upacaraí, ligando primeiramente a cidade ao distrito de São Sebastião e, posteriormente, ao município de Sant’Ana do Livramento