Novo livro aborda história negra e racismo em Porto Alegre

Novo livro aborda história negra e racismo em Porto Alegre

Lançamento ocorre no CHC Santa Casa nesta segunda-feira

Correio do Povo

Coletânea será lançada em evento, com entrada franca, no CHC da Santa Casa

publicidade

Organizado pelos professores José Rivair Macedo (Ufrgs), Paulo Roberto Staudt Moreira (UFPel) e Véra Barroso (CHC Santa Casa), o livro “Racismo, Relações de Poder e História Negra em Porto Alegre” será lançado hoje, 15h30min, no CHC Santa Casa (Av. Independência, 75), bairro Independência, em Porto Alegre.

O evento foca no lançamento da obra, que trata da temática explicitada em seu título: o racismo, as relações de poder e a história negra em Porto Alegre. A partir do olhar de pesquisadores sobre os séculos XIX e XX, a obra busca reconhecer o lugar da pessoa negra na história do Rio Grande do Sul, em especial de Porto Alegre. E para dar luz ao tema, o evento ainda contará com a conferência da diretora do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães Pinto, que também assina o prefácio da obra. 

O livro “Racismo, Relações de Poder e História Negra em Porto Alegre” é composto por 13 textos e é dividido em três partes. A primeira trata de pensamento e movimento de homens negros e mulheres negras no sul do Brasil; a segunda parte reúne vivências e experiências negras entre a escravidão e o pós-abolição; já a terceira traz reflexões sobre cultura, pensamento e sociabilidade negra. Segundo a historiadora do CHC, Véra Barroso, a obra contempla dois propósitos: de um lado, o combate ao racismo estrutural, em cenário de significativa presença negra, tomando como exemplo a Santa Casa, de migrantes contemporâneos e de afrodescendentes; e, de outro, a valorização das fontes documentais como esteio de investigações que se impõem, sobretudo para dar luz aos populares da sociedade. 

Além dos capítulos que tratam das temáticas envolvendo o centro das pesquisas, o livro “Racismo, Relações de Poder e História Negra em Porto Alegre” conta ainda com abas assinadas pela reconhecida educadora Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva e pelo consagrado historiador Flávio Gomes. A entrada do evento é franca, com inscrições pela Sympla, no link www.sympla.com.br/chcsantacasa.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895