A exposição “Permanências” será inaugurada nesta sexta-feira na Galeria Tina Zappoli (rua Paulino Teixeira, 35), às 19h. Trata-se de uma mostra individual de Itelvino Jahn (Montenegro/RS, 1958). Com cerca de 30 obras, a nova seleção exibe esculturas orgânicas produzidas pelo artista gaúcho entre 2023 e 2025. A curadoria é da própria galeria (comandada pelos sócios Tina Zappoli e Marinho Neto).
Nas peças únicas, Itelvino molda árvores tombadas (nativas do Estado, frutíferas e também exóticas). A matéria-prima vem do garimpo em buscas pelas matas, de doações de pessoas que conhecem sua arte ou por secretarias do Meio Ambiente, que avisam sobre queda ou retirada de árvores condenadas de locais públicos. Assim, seu material de trabalho mais comum são troncos ocos, semi-queimados, machucados por arames ou pragas.
Sobre o título da mostra, o artista aponta: “A conexão com as árvores mortas sempre foi marcante para mim. Sinto uma relação com essa matéria como se quisesse fazer uma espécie de agradecimento, buscando perpetuá-la. Assim, as ‘permanências’ se traduzem na continuidade do que as árvores nos ofereceram em vida, por meio da escultura, que lhes concede uma nova existência ou sobrevida, permanecendo entre nós. É essa a essência”.
A exposição seguirá aberta para visitação gratuita até 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.
SERVIÇO:
Mostra individual “Permanências”
Esculturas de Itelvino Jahn
Inauguração: 31 de outubro de 2025 (sexta-feira), a partir das 19h
Encontro com o artista: 25 de novembro de 2025 (sexta-feira), às 19h30min
Local: Galeria Tina Zappoli
Endereço: Rua Coronel Paulino Teixeira, 35 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
Visitação da exposição: até 23 de dezembro de 2025, com entrada franca
Horário: segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.