O documentário “Banzo” ganha lançamento virtual neste domingo

O documentário “Banzo” ganha lançamento virtual neste domingo

O Agô Performances Negras promove apresentação, a partir das 19h, no YouTube

Arte & Agenda

Em cena estão Wil Oliveira e Vanessa Soares

publicidade

O Agô Performances Negras lança o documentário “Banzo” em exibição on-line neste domingo, às 19h. O projeto possibilita refletir e criar novos imaginários para o corpo preto através das artes e celebrar a vida do ator, dramaturgo e professor Abdias Nascimento. Também reflete sobre a legitimação, valorização e conscientização da história preta brasileira. A exibição será pelo canal do YouTube do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros e pelo canal do coletivo Agô. 

“Banzo” traz uma arte preta contemporânea com raízes, práticas afetivas e ancestrais. Por meio de fragmentos de imaginários negros, é destacado o sentimento de nostalgia de sua pátria e, principalmente, da liberdade que os negros africanos escravizados sentiam ao serem tirados de seu país de origem. Em cena, Wil Oliveira e Vanessa Soares representam marcas, elementos e experiências diaspóricas, nas quais suas histórias e seus corpos são discursos e memórias de extrema potência, tanto estética quanto social.  

O dia da estreia do filme, 14 de março, foi escolhido por marcar o nascimento em Franca, no interior de São Paulo, de Abdias do Nascimento (1914 – 2011), criador do Teatro Experimental do Negro.  


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895