O Festival Brinquedo-Palavra oferece atividades culturais gratuitas neste sábado

O Festival Brinquedo-Palavra oferece atividades culturais gratuitas neste sábado

A realização é da Cia Luzeirim na biblioteca Comunitária da Chocolatão, em Porto Alegre

Correio do Povo

As irmãs Carol e Amanda Senna, mulheres que trabalham com a cultura popular, poesia e cordel com crianças

publicidade

Com a proposta de brincar com palavras de forma lúdica e inclusiva, por meio de oficinas, contação de histórias e performances culturais, a Cia Luzeirim, coordenada pelas irmãs Amanda e Carol Senna, idealizou o Festival Brinquedo-Palavra, um evento inédito que será realizado ao longo do dia 13 de maio na biblioteca Comunitária da Chocolatão (rua Mario Juarez de Oliveira, 261), Morro Santana, em Porto Alegre. Repleto de atividades, o festival convida a comunidade a brincar das 10h às 17h e se encerra no entardecer com um sarau.

O projeto surge como um desdobramento e aprofundamento do trabalho que a Cia Luzeirim realiza no campo da cultura popular brasileira, especialmente na poesia popular, a partir do envolvimento com a matriz nordestina e vivência direta do grupo com brincadeiras de roda, rodas de versos, cantos de trabalho e literatura de cordel. Tendo em vista a riqueza dessas manifestações para o processo educativo das crianças contemporâneas, às vezes tão desprovidas de contato com a cultura de tradição oral do seu país, o grupo formado por brincantes e educadores, busca ampliar e democratizar o acesso ao brincar com a palavra, inserido na cultura popular e na cultura das infâncias, alcançando as crianças e sensibilizando e capacitando os jovens e adultos.

A realização é da Cia Luzeirim, que vem trabalhando na difusão da cultura popular ao longo de uma década. Em suas montagens inclui músicas autorais e da cultura popular brasileira. A ideia é que essas vivências possam aproximar adultos e crianças, fortalecendo os vínculos da família e apoiando o surgimento de um ambiente favorável ao desenvolvimento das crianças. “Nossas inspirações são a cultura popular brasileira, os mestres e brincantes de norte a sul do Brasil, as sabedorias ancestrais e sabedorias antigas presentes em culturas e práticas contemplativas”, afirmam as irmãs Senna.

A Cia Luzierim gravou cinco clipes autorais com financiamento da Lei Aldir Blanc e lançou dois livros: “Muitos mundos (em um só)” e “Adivinha quem é? Pássaros em cordel” através do edital de Produção e Criação Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo/SEDAC-RS lançado em 2021, através do projeto "Luzeirim Poético: Versos de Brincar e Encantar". Também tem em seu currículo apresentações e vivências em várias escolas, bibliotecas e espaços culturais pela região metropolitana.

SERVIÇO: 


Festival Brinquedo-Palavra

Dia 13 de maio, sábado, das 10h às 17h.

Biblioteca Comunitária da Chocolatão - Rua Mario Juarez de Oliveira, 261. Morro Santana, Porto Alegre.

Entrada franca.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895