O lado casual dos anos 90 está de volta

O lado casual dos anos 90 está de volta

O último dia de SPFW levou o cantor Fiuk e a atriz Laura Neiva às passarelas

AE

O All Star foi o destaque da marca Acquastudio

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O jeito de vestir dos anos 1990 está de volta. A década da moda minimalista, da camiseta com jeans bruto, do tênis esportivo incorporado ao dia a dia da cidade e da busca pela simplicidade foram referências para várias marcas da São Paulo Fashion Week, principalmente as que seguem a cartilha do streetstyle e apostam na roupa casual.

O último dia de desfiles começou justamente com uma coleção da marca 2nd Floor, inspirada na Islândia. O cantor Fiuk, a atriz Laura Neiva e um time de jovens modelos riscaram a passarela munidas de t-shirts estampadas com os Cavaleiros dos Zodíacos. "Nossas criações nesta estação reafirmam a identidade da mulher 2nd floor, que usa camiseta até para sair à noite", explica Thiago Marcon, estilista da marca.

Depois, ao som da banda Schoolhell, a grife trouxe para a passarela uma coleção cool, urbana e com fortes pitadas esportivas. Do país nórdico, a cartela de cores inspirada na bandeira misturava azul, branco e vermelho. De lá, também nasceram as estampas com motivos invernais: neve, paisagens montanhosas em preto e branco e flores congeladas.

Outro ícone dos anos 90, o tênis All Star foi destaque do desfile da Acquastudio, de Esther Bauman. A estilista buscou na arte barroca mineira elementos para a sua coleção de longos de festa. Contrastando com o glamour dos tecidos nobres, o tênis dourado e customizados surpreenderam. Outra marca que também investiu no tênis foi a mineira Llas, mas desta vez ele veio com apliques divertidos acompanhando vestidos de modelagem clean.

Ainda no embalo dessa década, o moletom apareceu forte nessa temporada, como no desfile de Wagner Kallieno, estilista nascido em Natal, que se apresentou pela segunda vez na SPFW. Saias lápis com fendas profundas, vestidos longos com decote em V foram combinados com casacos de moletom dando à coleção um toque urbano e jovem.
"Minha marca conversa com uma mulher sexy e forte. A inspiração inicial da coleção foi o fotógrafo alemão Helmut Newton. Para contrabalançar um pouco essa sensualidade, também me inspirei no estilo clássico de Emmanuelle Alt, editora da Vogue francesa."

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O streetstyle teve a maior representação do dia nas duas marcas que levam o jeans no seu DNA. Amapô, que completa 10 anos de trajetória, preparou uma auto homenagem. Levou às passarelas seus grandes hits: calças skinny, boca de sino e de cintura alta. Os jeans vieram ora cheios de aplicações em pedrarias, ora com cores e lavagens novas. A TNG, outra marca que é forte em denim, apresentou uma coleção inspirada na história do material, que começou sendo usado pelos mineradores no século 19. O jeans apareceu bruto, com lavagem rústica e sem nenhuma fibra sintética. Depois de passar por tantos processos químicos nas últimas décadas, é bom vê-lo um pouco mais perto de sua origem.

Outra vertente da moda dos 90's explorada nessa temporada é o japonismo, que derivou novos quimonos, amarrações e também marcou presença na moda festa. A estreia da marca Apartamento 03, do estilista Luiz Cláudio, teve como fio condutor da coleção o figurino do filme Dersu Uzala (1975), do diretor japonês Akira Kurosawa. A coleção é densa, com um tressê robusto, em tiras de seda enviesada, e uma modelagem austera, com saias compridas e vestidos rebuscados. "Começo a criação a partir dos tecidos", diz o estilista. "Desta vez, a inspiração veio do personagem do filme, um caçador nativo das florestas russas, para vestir uma mulher poderosa e guerreira."

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