Obra de Modigliani vai a leilão por 150 milhões de dólares

Obra de Modigliani vai a leilão por 150 milhões de dólares

"Nu couchê (sur le côté gauche)" é considerado o maior dos trabalhos do pintor italiano

Correio do Povo e AFP

Pintura mostra uma mulher nua deitada do lado esquerdo e olhando para o público

publicidade

A casa de leilões Sotheby's anunciou nesta terça-feira que uma obra clássica do artista italiano Amedeo Modigliani irá a leilão em maio, avaliada no valor recorde de 150 milhões de dólares. "Nu couchê (sur le côté gauche)" é considerado o maior dos trabalhos do pintor italiano. A pintura a óleo de 147 centímentros (58 polegadas) mostra uma mulher nua deitada do lado esquerdo e olhando para o público, e é a única das obras de Modigliani a representar todo o corpo feminino nu na tela.

"Essa é uma das maiores pinturas modernas em mãos privadas", disse Simon Shaw, um dos chefes do Departamento de Arte Moderna e Impressionista da Sotheby's. "A escala, o poder, a sutiliza, o ótimo nível de acabamento - ele realmente se dedicou. Ele pintou para que o quadro fosse uma obra-prima", acrescentou Shaw.

De acordo com a Sotheby's, "Nu couchê (sur le côté gauche)" foi adquirido pelo atual proprietário, que não teve identidade revelada, por 26,9 milhões de dólares, em um leilão em 2003. Por ser um dos nove únicos nus de Modigliani nas mãos de colecionadores particulares, a venda é excepcionalmente rara. A pintura será oferecida como o destaque da Noite de Arte Moderna e Impressionista da Sotheby's em Nova Iorque em 14 de maio.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895