Oficina literária Santa Sede celebra 15 anos neste sábado

Oficina literária Santa Sede celebra 15 anos neste sábado

Com seminário, apresentação musical e lançamento do livro “Santa Sede, 15 anos de crônicas de botequim”, encontro acontece no Espaço Força e Luz, a partir das 14h30

Correio do Povo
A Santa Sede, uma das mais originais oficinas literárias de Porto Alegre, completa 15 anos neste sábado

A Santa Sede, uma das mais originais oficinas literárias de Porto Alegre, completa 15 anos neste sábado

publicidade

A Santa Sede, crônicas de botequim, uma das mais originais oficinas literárias de Porto Alegre, completa 15 anos de atuação ininterrupta neste sábado (8) com uma programação especial que reunirá cronistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul. Criada por Rubem Penz, em 2010, para despertar nas pessoas o gosto pelo compor literário, o prazer do encontro, a busca do particular em cada voz e a redescoberta da empatia, a Santa Sede fez nascer o conceito de boemia crônica.

“O refletir sobre os cânones, deles estudar tanto a vida quanto a obra, pôde-se constatar ser os encontros memoráveis nas mesas de bar a gênese da mais brilhante geração de cronistas brasileiros, os quais compuseram suas linhas nos anos 1950 e 60. Sentiram a cidade, trespassados por suas alegrias e dores, revoltas e paixões. Assim, desde 2010, diversas turmas experimentam esta rotina a qual, a cada noite, revigora o culto ao gênero; a cada livro, eterniza a paixão pela literatura, pela arte, pelo convívio”, destaca Rubem.

Desde 2020 a oficina está em Canela sob o comando de Fernando Gomes. Atualmente, também acontece em Araranguá, por intermédio de Kátia Madruga, e em Garopaba, por Iara Tonidandel.

O evento inicia às 14h30, na Sala O Retrato (4° andar) do Espaço Força e Luz, com aula magna proferida por Eduardo Affonso, escritor e cronista do jornal O Globo. Às 18h, no Auditório Barbosa Lessa (4° andar), acontece a mesa “Por dentro do jornalismo cultural” com Adriana Androvandi, Luís Diel, Roger Lerina e Vitor Diel. O bate-papo será mediado por Ana Luiza Rizzo, mestre em Escrita Criativa e cronista da revista Ventanas.

Às 20h, a cantora Ana Cris Bizarro, o violonista Maurício Marques e Rubem Penz na percussão resgatam dois grandes nomes de nossa música popular com o show “Os crônicos Adoniran e Noel”.

Para finalizar, Rubem Penz e Eduardo Affonso debatem o “Espaço da crônica no novo jornal”, mediado por Patrícia Scherer Bassani, professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Feevale.

Lançamento de livro

Durante o evento, será lançado o livro “Santa Sede, 15 anos de crônicas de botequim”, uma coletânea com textos inéditos de aproximadamente 60 autores que participaram da oficina desde 2010. Entre eles estão Ângela Hofmann, Antônio Lima Jr., Ataíde Meneses, Jorge Bledow, Maria Iris Lo-buono, Patrícia S. Bassani, Soraya Jordão e Tiago Pedroso.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 14 de julho de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895