Arte & Agenda

Opções culturais gratuitas e de qualidade nesta quinta na Capital

Hoje, o projeto Mistura Fina recebe o ator Zé Adão Barbosa, enquanto o BPE + Música tem um encontro marcado com o músico Tivo

Zé Adão Barbosa tem mais de quatro décadas dedicadas ao teatro gaúcho
Zé Adão Barbosa tem mais de quatro décadas dedicadas ao teatro gaúcho Foto : Dulce Helfer / Divulgação / CP

Porto Alegre tem duas opções gratuitas para o público aproveitar ao máximo a cultura da capital nesta quinta-feira, dia 17 de setembro. O projeto Mistura Fina recebe, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel (Riachuelo, 1089), o espetáculo “Palavra Cruzada com Zé Adão Barbosa”. A apresentação traz ao público uma experiência que une teatro, poesia, canções e a irreverência de um dos mais renomados atores e diretores do RS. Em cena, Zé Adão revela sua relação com as palavras — lindas, tristes, engraçadas, difíceis, apaixonadas — interpretando textos de filósofos, poetas, compositores e autores diversos. Em 60 minutos, o ator faz jogo apaixonado com as palavras em textos de grandes autores, filósofos, poetas, compositores e algumas pela sua importância na língua portuguesa. Recita, interpreta canções antológicas e exibe seu humor de comediante.

AUTORAL

A música toma conta do Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190) com o projeto BPE + Música. Às 19h, o cantor, compositor e multi-instrumentista Tivo sobe no palco da BPE. O porto-alegrense traz ao público um show intimista e cheio de frescor autoral. O repertório percorre as faixas do álbum de estreia, “Pra Ontem e Amanhã” ( 2024), além de incluir composições inéditas que sinalizam novas direções em sua carreira.

Tivo revela uma sonoridade brasileira contemporânea, em que o samba e os ecos da bossa nova dialogam com influências diversas – de Chico Buarque ao funk carioca. Seu estilo mistura humor, poesia cotidiana e uma energia contagiante que reflete sua ligação afetiva com Porto Alegre, cidade que o inspira e que aparece até no título do disco: as iniciais de “Pra Ontem e Amanhã” formam “POA”.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 7 de agosto de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio