Orquestra da Ulbra abre temporada 2024 do Domingo Clássico

Orquestra da Ulbra abre temporada 2024 do Domingo Clássico

Primeiro concerto desta série será no domingo, 14, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil

Correio do Povo

A apresentação de abertura da temporada 2024 será em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil

publicidade

Neste domingo, 14, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico – que há mais de 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280).

A apresentação de abertura da temporada 2024 será em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e terá obras de Johannes Brahms, nascido em Hamburgo, na Alemanha, além de Arthur Barbosa e Heitor Villa-Lobos. A regência é de Tiago Flores.

O concerto inicia com Sexteto nº 1, Op 18, escrito em 1860 por Brahms para violinos, violas e violoncelos e que, posteriormente, ganhou transcrição para piano solo. A obra foi usada como trilha sonora pelo diretor francês Louis Malle no filme “The Lovers” ("Les Amants", 1958). O segundo movimento é apresentado no episódio “Sarek” de Star Trek: The Next Generation, também aparece em “O Dia do Diabo”, episódio do Inspetor Morse, e no filme franco-austríaco de 2001, A Professora de Piano.

Em seguida, a Orquestra apresenta Scarpin Suite, composta em 2010, por Arthur Barbosa. A obra encomendada para ser usada como trilha sonora do espetáculo teatral “Sobre Saltos de Scarpin”, apresentado em Porto Alegre no mesmo ano. Violinista de formação, compositor e regente, Arthur Barbosa é envolvido com a música desde seus dez anos de idade e é violinista da Ospa desde 1998. Ocupa também o cargo de regente da OSPA jovem desde 2014. Natural de Fortaleza-CE, já morou na Argentina e no Chile, além de João Pessoa e Campinas. Suas obras têm sido executadas em diversos países incluindo Estados Unidos, Argentina, Suíça, Áustria, Itália e Hungria, entre outros.
O concerto se encerra com Bachianas Brasileiras n° 5, de Villa-Lobos. A peça integra uma série de nove composições escritas entre 1930 e 1945. Nesse conjunto, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Johann Sebastian Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Esta música terá solo da soprano Elisa Machado.

Ao longo do ano, a Orquestra de Câmara da Ulbra realizará apresentações em duas séries de concertos: Domingo Clássico e Concertos Populares.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895